VI Seminário Nacional de Integração da Rede PROFCIAMB

O seminário visa à integração entre os membros do PROFCIAMB e à disseminação de projetos e resultados no âmbito do ensino das ciências ambientais


A Associação dos Engenheiros da Sabesp apoiou e participou do evento, realizado de 15 a 17 de novembro, na UFPE – VI Seminário Nacional de Integração da Rede PROFCIAMB – Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.

Dando início aos Encontros das Universidades, a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), por meio da Diretoria Socioambiental e Cultural e da Diretoria Social, esteve presente no VI Seminário Nacional de Integração da Rede PROFCIAMB – Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. O evento aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, de 15 a 17 de novembro. A entidade foi representada pelas diretoras Ester Feche e Maria Aparecida Silva de Paula.

A realização é da Rede PROFCIAMB e as associadas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade de Brasília (UnB) e com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e apoio AESabesp.

O seminário visa à integração entre os membros do PROFCIAMB e à disseminação de projetos e resultados no âmbito do ensino das ciências ambientais de modo a contribuir com a conectividade científica de trocas sobre estudos realizados na área. Nesta edição, a realização focou em atividades que favoreçam, consolidem e proporcionem ações integradoras no contexto da Rede PROFCIAMB entre suas 9 associadas.

Durante o evento, que reúne pesquisadores e demais profissionais interessados e atuantes no tema ensino em ciências ambientais, a diretora Socioambiental e Cultural, Ester Feche, apresentou o tema “AESabesp pelos Caminhos da Educação”. 

Ester, que é pós-doutoranda do Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados – IEA da Universidade de São Paulo, apresentou a iniciativa da entidade de dar início aos Encontros das Universidades e Projeto ReMA. “No caso do PROFCIAMB, os participantes, os orientadores e os egressos do Mestrado Profissional passarão a ser parceiros conteudistas do Museu Água em publicações pedagógicas para acesso de educadores da rede do ensino básico e fundamental no Brasil. Tais conteúdos serão alocados num HUB no Museu Água em São Paulo. O projeto ReMA-Rede de Museus Água nas 9 universidades associadas do Programa de Mestrado Profissional de Educadores do Ensino Básico e Fundamental em Ciências Ambientais” visa também capacitá-los a construções singulares de museus locais “, explica. Ester ressalta que o projeto é desenvolvido com a participação do Prof. Tadeu Malheiros, coordenador nacional da Rede PROFCIAMB, de forma a integrar os objetivos da AESabesp e Museu com os eixos temáticos do programa PROFCIAMB.

A diretora social da AESabesp, Maria Aparecida Silva de Paula, apresentou o Projeto Ecoeventus®? aplicado ao mundo acadêmico por meio de práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas – ONU. Neste contexto, foram mostradas as empresas expositoras vencedoras da edição da Fenasan 2023, assim como o Prêmio Jovem Profissional, Melhores Trabalhos Técnicos e Superintendência +. A diretora aproveitou a ocasião para convidar professores e alunos para participarem da próxima edição do evento. Além disso, foi apresentada a campanha de combate à Pobreza Menstrual como uma forma de conscientização e provocação para que o público do evento participe desta iniciativa ou reproduzam em seus estados.

“Assim, estamos estruturando um projeto da Diretoria Socioambiental e Cultural e da Diretoria Social, com objetivo de alcançar a rede de educação nos 9 estados das universidades associadas”, destacam as diretoras Ester Feche e Maria Aparecida Silva de Paula.

 

Publicidade