Programação do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos se encerra hoje

Nesse último dia de debates, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa de cinco mesas redondas sobre temas diversos.


A programação do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH) se encerra nesta quinta-feira, 23 de novembro, em Aracaju (SE), no Centro de Convenções AM Malls. Nesse último dia de debates, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa de cinco mesas redondas sobre temas diversos. A instituição também será representada em sessões técnicas.

Das 10h30 às 12h, acontecerão simultaneamente quatro mesas redondas com a participação da ANA. Uma delas ocorrerá no Auditório 4 e abordará a temática Brasil, Agenda 2030 e ODS 6: Subsídios para a Tomada de Decisão. O tema será moderado pelo diretor da Agência Mauricio Abijaodi e contará com três debatedoras da instituição: as servidoras Marcela Ayub, Fernanda Abreu e Gisela Forattini.

Já no Auditório 5, a diretora da Agência Ana Carolina Argolo debaterá o tema Diálogo sobre Integração Latino-Americana na Parceria pela Água juntamente com a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Suzana Montenegro, e com o pesquisador e membro da Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês) Carlos Saito.

O diretor interino da ANA Nazareno Araújo participará do debate Diálogos: Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento no Auditório 6. Também debaterão o tema: Josivan Cardoso, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES); Vinicius Benevides, da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR); José Paulo Netto, da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS); Estela Testa, da SINDESAM e do Conselho de Saneamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Monica Porto, da Universidade de São Paulo (USP); e Caroline Governatori, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

Outra mesa redonda com início às 10h30 com participação da ANA será sobre Alterações no Padrão de Extremos e os Desafios no Planejamento e Gestão da Água: como Planejar e Gerir com os Extremos em Mudança? No Auditório 3 o superintendente adjunto Alan Lopes discutirá o assunto com Eduardo Mendiondo, da USP; e com Marjolein Mens, do instituto neerlandês Deltares. 

A última mesa redonda que contará com a presença da ANA no 25º SBRH será às 15h30, com a moderação da superintendente adjunta Renata Maranhão e com o título Roda de Diálogo: Instrumentos de Gestão das Águas no Brasil – Experiências que Inspiram. Nela debaterão o tema: o diretor da Agência Mauricio Abijaodi; Talita Fernanda Silva, da ABRHidro e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Suzana Montenegro, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos; e Sérgio Ayrimoraes, da ABRHidro e servidor do quadro da ANA.

A partir das 13h30, acontecerão duas sessões técnicas apresentadas por servidores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. No Auditório 8 o superintendente adjunto Luciano Meneses abordará o tema Heterogeneidade Hidrológica e o Benefício Econômico do Monitoramento Hidrológico: o Caso dos Açudes Brumado e Riacho do Paulo. O trabalho também conta com a autoria do servidor da ANA Bruno Collischonn. Simultaneamente, no Auditório 8, o próprio Collischonn apresentará o tema Leilões de Participação Plena (All In Auctions – AIA) para Alocação Negociada de Água.

O 25º SBRH

25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos reúne autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, gestores da água, profissionais liberais, empresários, fornecedores e representantes de equipamentos; sendo que é esperado um público de aproximadamente 3 mil pessoas na capital sergipana. Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos entre 19 e 24 de novembro, com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e correalização do Governo de Sergipe, o evento acontece com o tema central Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação.

A ANA participa do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 1º Fórum Latino-Americano da Água com uma equipe de cerca de 50 servidores, que participam dos debates e apresentam trabalhos científicos relacionados às águas do País. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade