Hydro participou da Conferência Ethos 360º

Em mais de 60 painéis de discussão, evento trouxe reflexões sobre questões socioambientais, eventos climáticos e a agenda ASG (ESG)


A Hydro participou, em São Paulo, no último dia 21 de novembro, da Conferência Ethos 360º, considerado o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. A conferência aconteceu nos dias 21 e 22, com intensos debates e troca de experiências, que abordaram temas como mudança climática, questões socioambientais, responsabilidade social empresarial e enfrentamento às desigualdades brasileiras, entre outros. O evento também encerrou as comemorações em torno dos 25 anos de atuação do Instituto Ethos no país.

O diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro, Eduardo Figueiredo participou da abertura da conferência com uma mensagem transmitida por vídeo onde ele destacou que participar do evento é estratégico para a empresa, “pois é um momento de debates com governo, com a sociedade e todos os atores que são parceiros nos investimentos para o desenvolvimento territorial e no bem viver das comunidades da Amazônia”.

A gerente de parcerias da Hydro, Milene Maués, participou no painel sobre “parcerias que promovem o desenvolvimento sustentável na Amazônia paraense”, junto com Denyse Mello, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Miriam Amerlin, representando a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). Milene destacou as mais de 20 iniciativas em andamento no Pará que visam o desenvolvimento da região em diversos pilares, como educação, trabalho, geração de renda, biodiversidade e qualidade de vida. Ela citou também várias parcerias importantes, como o convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA), para cooperação técnica com diversas linhas de pesquisa, como a produção de cimento de baixo carbono e de agregado sintético para concreto, a partir do resíduo de bauxita das operações da Hydro Alunorte, e a parceria do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil - Noruega (BRC), que apoia o conhecimento baseado em ciência na Amazônia e nas áreas de mineração. Fundado em 2013, o BRC é uma parceria entre a Hydro e quatro instituições de pesquisa: a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Universidade de Oslo (UiO).

“Nossas parcerias estão fazendo a diferença nos territórios em que atuamos e um exemplo a se destacar são os projetos desenvolvidos com financiamento do Fundo de sustentabilidade Hydro (FSH). Uma união das empresas Hydro, Albras e Alunorte em torno da construção de um futuro melhor e mais sustentável, por meio da geração de impactos positivos e duradouros e apoiando o desenvolvimento de projetos pensados pela comunidade”, destaca Milene.

Esta foi a quinta e última edição da Conferência Ethos 360º em 2023. Antes, foram realizadas duas edições presenciais, no Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA), e duas edições virtuais. O evento em São Paulo contou com representantes do governo federal, especialistas nacionais e internacionais e integrantes da iniciativa privada.

No último dia do evento, 22, o gerente sênior de governança e qualidade de fornecedores na Hydro, Eduardo Kaiser, participou do painel "Programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor: Construindo um Futuro Sustentável", destacando a importância de práticas ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) na cadeia de valor de empresas de referência. O programa, uma iniciativa do Instituto Ethos, é uma resposta progressiva aos desafios enfrentados pelas empresas ao integrar a sustentabilidade em sua cadeia de fornecedores. Ele oferece não apenas educação e orientação, mas também ferramentas práticas para medir e aprimorar o desempenho sustentável. Em sua fala, Kaiser abordou “que cada vez mais é importante que as empresas atuem de forma responsável socialmente, garantindo direitos e promovendo uma sociedade mais justa, respeitosa, inclusiva e sustentável. A lógica é de que toda a cadeia de valor possui oportunidades para evitar ou pelo menos diminuir riscos consideráveis à sociedade, ao meio ambiente e para as próprias empresas. Isso já é uma exigência dos negócios com os mercados corporativos e as empresas precisam se adaptar ou não sobreviverão”, revela Kaiser.

Durante o evento, foram lançados três materiais do Instituto Ethos: um Guia de Gestão de Integridade Privada (GGIP), ferramenta inédita que visa fortalecer os programas de integridade nas empresas; o Pacto Federativo Climático, iniciativa que destaca a urgência de atualizar políticas públicas relacionadas ao clima e fortalecer a resposta do Brasil à mudança climática; e a Minuta do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente, documento que expande a discussão sobre o mercado de carbono, com foco nas Soluções baseadas na Natureza (SbN).


Renata Grieco <renata.grieco@inpresspni.com.br>

Publicidade