XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Com o tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”


A cidade de Aracaju, capital de Sergipe, situada no Nordeste do Brasil, sedia o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, com o tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o evento ocorre desde o dia 19 de novembro e segue até esta sexta-feira (24), no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. Sergio Gonçalves, Secretário Executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), integrou nesta quinta-feira (23) a Mesa Redonda 26 “Diálogos: Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento”.  Este evento reúne especialistas, pesquisadores e profissionais do setor para discutir temas cruciais na área de recursos hídricos.

Durante sua explanação, Sergio Gonçalves fez uma contextualização sobre a Lei nº 11.445/2007 e sobre a 14.026, que atualizou o marco do saneamento. Ele também citou pontos importantes dos recentes decretos do setor 11.598/23 e 11.599/23. O secretário executivo da Aesbe também pontuou os modelos de ocupação e urbanização das cidades, frisando sobre os impactos da qualidade dos recursos hídricos na saúde humana.

Sergio finalizou sua fala com a temática sobre as Mudanças Climáticas e a necessidade de construção de um debate qualificado sobre o setor para a COP30, que será realizada em Belém (PA), no ano de 2025. A participação da Aesbe no evento foi significativa, considerando seu histórico de contribuições no setor de saneamento e recursos hídricos.

O evento é uma plataforma para debates sobre temas vitais como planejamento e gestão de recursos hídricos, processos hidráulicos, hidrologia urbana, proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias hidrográficas.

Publicidade