Representantes do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo participam de uma ação de divulgação
ABES -
com os professores da rede estadual, federal e particular do município de Maricá no estado do Rio de Janeiro.
No dia 22 de novembro de 2023, representantes do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo participaram de uma ação de divulgação com os professores da rede estadual, federal e particular do município de Maricá no estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa é fruto de uma parceria construída entre o Prêmio SJWP, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e a Companhia Municipal de Saneamento de Maricá – SANEMAR. A apresentação foi conduzida pelo coordenador do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, que responde pela organização do Prêmio no Brasil, Witan Silva, e pelo secretário geral do JPS ABES, Luan Oliveira. Durante a apresentação, foi abordado junto aos professores qual o papel do Prêmio na promoção da ciência jovem no Brasil destacando o impacto que ele traz para os orientadores e jovens de 15 a 20 anos. Além disso, os professores tiveram a oportunidade de interagir e tirar dúvidas sobre todas as etapas da premiação bem como a agenda esperada para 2024.
Além dos professores e representantes educacionais, a apresentação contou com a presença da secretária de Ciência e Tecnologia de Maricá, Adriana Costa, e de representantes da Companhia de Saneamento de Maricá – SANEMAR.
Eliane Pereira Lobo Carvalho, Supervisora Educacional na SANEMAR, Adriana Costa, Secretária de Ciência de Tecnologia de Maricá e Witan Silva, Coordenador do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES falam sobre a parceria entre o Prêmio SJWP e a cidade de Maricá. Foto: Cíntia Chermon.
Prêmio Juventude Sanear – Das águas de Maricá até Estocolmo
Como forma de incentivar o município a participar do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, a cidade de Maricá, por meio da SANEAMAR e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está lançando uma premiação municipal seguindo as premissas do SJWP. A premiação municipal tem como objetivo fomentar a ideação e iniciação científica, além de criar uma espécie de preparatório para que os projetos inscritos sejam compatíveis para se inscrevem no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. A iniciativa reforça o compromisso da cidade de Maricá com a promoção da ciência jovem brasileira e valorização dos professores, incentivando o protagonismo nacional e internacionalmente.
Segundo o coordenador do SJWP 2024, o trabalho realizado pela cidade de Maricá representa um marco no comprometimento das gestões municipais no incentivo à ciência. Através da ação, é esperado que o município descubra e estimule novos talentos, alcance o reconhecimento do trabalho educacional promovido na região e o potencial da juventude de Maricá na busca do tão sonhado “Nobel da Ciência Juvenil”.