Quais os cuidados para consumir a água de poço?
Trainee de Comunicação -
Em entrevista para o podcast do Trata Brasil, o biólogo e microbiologista explica detalhadamente sobre o essencial para garantir a qualidade da água
O Instituto Trata Brasil (ITB), organização que é uma das principais vozes do país pela causa de saneamento básico, divulga o episódio de podcast que fecha a primeira temporada do “Falando de Saneamento”, realizado em parceria com a Probongo!. Nessa série especial de podcast, o ITB trouxe diversos convidados para ressaltar o papel fundamental do saneamento em garantir a saúde da população. Para fechar essa temporada, Luana Pretto, presidente-executiva do ITB e host do programa, conversou com Bruno Brunetti, biólogo, microbiologista e consultor em microbiologia industrial e aplicada, especializado em Gestão de Qualidade, além de ser fundador do Microbiologia Prática, um perfil no Instagram com mais 200 mil seguidores.
Ao longo do episódio, Bruno comenta os cuidados para consumir a água de poço, ressaltando o padrão para consumo e os riscos de consumir essa água contaminada.
“Para consumir água de poço, vai depender de onde esse poço está localizado, porque se não está perto de nada que possa contaminar o lençol freático e obviamente, que se esse poço for abastecido por esse lençol freático limpo não há problema nenhum. Porém, se esse poço está próximo a áreas agrícolas, lixões e áreas que possam contaminar essa água que abastece o poço pode ter muito problema, como por exemplo, contaminação microbiológica, contaminação química por pesticidas, herbicidas no caso de um poço próximo a uma área agrícola que não tenha controle do que é colocado nessa lavoura. Então vai depender muito de onde o poço está localizado”.
Outra curiosidade que o microbiologista desvenda na conversa é sobre o mistério da famosa regra dos três ou cinco segundos, que diz que durante esse tempo o alimento que cai no chão não é contaminado. Será que é verdade?
O episódio pode ser acessado no site do Trata Brasil, no Youtube e nas principais plataformas de áudio como Spotify, Deezer, Google Podcats e Apple Podcasts.
TRATA BRASIL - IMPRENSA:
Ivan Rocatelli - Supervisor de Comunicação
Isabella Falconier - Trainee de Comunicação