Programa Portas Abertas da BRK apresenta o trabalho da concessionária em Cachoeiro de Itapemirim

E ao mesmo tempo conscientiza, aproxima a população e dissemina a cultura do saneamento, beneficiou mais de 1.700 estudantes em 2023


O Programa Portas Abertas da BRK, que apresenta o trabalho da concessionária em Cachoeiro de Itapemirim e ao mesmo tempo conscientiza, aproxima a população e dissemina a cultura do saneamento, beneficiou mais de 1.700 estudantes em 2023. A iniciativa é desenvolvida por meio de visitas dos alunos à BRK, na Ilha da Luz, e de ações nas escolas e em eventos, com o formato Portas Abertas 360°.

A última ação do ano foi realizada com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Família Agrícola de Pacotuba, distrito de Cachoeiro. O grupo participa de um projeto de extensão do Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) do campus de Alegre e teve a oportunidade de conhecer todo o ciclo da água e os processos que envolvem a coleta e o tratamento de esgoto.

No tour, eles conheceram o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), destacando todas as etapas de produção da água tratada, desde a captação do recurso em seu estado bruto no rio, passando pelo tratamento, reservação e distribuição, até a chegada aos imóveis de Cachoeiro de Itapemirim. O mesmo foi feito na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Para o professor Bruno de Lima Preto, das disciplinas de ecologia e aquicultura do Ifes de Alegre, a visita foi de grande importância para a formação dos alunos envolvidos. “Os participantes foram impactados positivamente pelo programa Portas Abertas e isso não se deve somente à formação ou ao aprendizado técnico. Um dos maiores impactos está na sensibilização para o uso múltiplo das águas, do papel da sociedade para o uso racional dos recursos naturais e da importância da conservação e preservação ambiental”, afirmou.

Ainda de acordo com o professor, o olhar na prática é bastante diferente do conteúdo de sala de aula. “Conhecer as duas estações de tratamento por dentro, compreender na prática os processos físicos, químicos, biológicos e tecnológicos (monitoramentos automatizados e informatizados) envolvidos no tratamento das águas, foi uma experiência riquíssima”, destacou.

A coordenadora de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Rosa Malena Gomes Carvalho, afirma que o programa Portas Abertas é aberto a instituições de ensino, comunidades e ao público em geral, e que tem cumprido a função de informar e conscientizar sobre a importância das atitudes sustentáveis. “Na visita, mostramos todo o empenho da concessionária para garantir a segurança das operações e a qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, temos a oportunidade de orientar sobre a importância do uso consciente dos recursos hídricos e a necessidade do descarte correto de resíduos. Como consequência, os participantes da visita se tornam disseminadores das informações”, ressalta.? ?

Roberta Peixoto <robertapeixoto@contatus.com.br>

Publicidade