ANA assina Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (ASCOM) -
O acordo é fruto de uma parceria entre as duas instituições, cuja intenção é a implementação de um programa institucional de longo prazo para a concessão
Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a implementação do programa de bolsas e apoio a projetos de pesquisa com vistas ao desenvolvimento da gestão e regulação dos recursos hídricos e saneamento básico no Brasil. Participaram do encontro na sede do CNPq, o diretor-presidente interino da ANA, Filipe Sampaio, a diretora Ana Carolina Argolo e o diretor interino, Nazareno Araújo.
O acordo é fruto de uma parceria entre as duas instituições, cuja intenção é a implementação de um programa institucional de longo prazo para a concessão de bolsas que garantirão o desenvolvimento de estudos, inovações e a melhoria de processos e procedimentos que permitam avanços na gestão dos recursos hídricos no Brasil. “Esta parceria vai garantir um avanço na contratação de bolsistas, que irão ajudar a ANA na ampliação dos estudos, de metodologias e inovação na Academia, para que possamos cumprir com nossa missão institucional, que é garantir a segurança hídrica, o desenvolvimento sustentável e a universalização do saneamento básico”, disse o diretor-presidente interino, Filipe Sampaio.
Nos últimos anos, a ANA tem contado com o apoio do CNPq para a realização de chamadas em projetos específicos, nos temas de mudança climática, monitoramento de eventos críticos, recuperação de bacias, governança, gestão e regulação de recursos hídricos e alocação de água, entre outros. Apesar dos resultados positivos, o ACT assinado garantirá um programa estruturado pautado no acúmulo e construção progressiva de conhecimento e inovação na gestão dos recursos hídricos e nas diretrizes para a regulação do saneamento básico.
Além dos diretores da Agência, estiveram presentes na reunião a superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA, Ana Paula Fioreze, o presidente do CNPq, Ricardo Magnus Osório Galvão, a diretora científica adjunta, Raquel Coelho, e a coordenadora da área, Fabíola Lacerda.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103