Tecnologias desenvolvidas no Brasil estão impactando positivamente a cadeia têxtil
Trevo Comunicação -
Máquinas desenvolvidas no Brasil e utilizadas na indústria da moda, entregam alta produtividade e economia da embalagem de rolos de tecidos até testagem
O avanço da agenda ESG em todas as esferas está impactando também na indústria da moda – que, de acordo com estudos globais, é responsável por 20% da poluição de água potável no mundo. Com os fatores de sustentabilidade direcionando 99% dos investidores e impactando também na decisão de compra dos clientes, a indústria têxtil está se reinventando. E a automação, com a implementação de soluções brasileiras no processo produtivo, é uma grande aposta.
No país, máquinas que promovem não só a produtividade e a padronização dos processos ganham espaço nos investimentos ESG. É o caso do portfólio da Delta Máquinas, que desenvolve soluções implantadas desde a embalagem de rolos de tecidos até a testagem das peças prontas.
Para Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta, o diferencial das soluções Made In Brasil é que elas são adequadas à realidade do dia a dia da indústria. Por isso, também são mais eficientes na redução do desperdício de materiais e insumos do processo. "Sempre que desenvolvemos um novo produto, testamos na indústria para depois comercializar, assim, realizamos todos os ajustes necessários para a melhor aplicação da máquina, com ganhos realmente relevantes", diz.
Entre as soluções está a Embaladeira Automática de Rolos, utilizada no processo na embalagem dessa matéria-prima, antes do envio às confecções. A solução diminui o desperdício de plástico a partir da utilização de tecnologia de controle diferenciada. A padronização dos processos e a automatização reduzem em até 50% o uso do plástico para o processo.
Já a testagem das peças também é um processo que ganha com inovações. Enquanto no uso tradicional de equipamentos de lavagem e secagem caseiros utiliza-se ao menos um metro de tecido e 60 litros de água, com a automação o uso cai para seis litros e 20 centímetros. "Esses ganhos são trazidos pela nossa Lavadora de Amostras. Bastam 15 minutos para realizar o teste de encolhimento, com dados precisos sobre o comportamento do tecido, em condições extremas de lavagem e secagem. A indústria ganha em agilidade, redução de desperdício e mais assertividade nos demais processos de corte e costura das peças", destaca Fábio.
Grandes indústrias já apostam nas inovações
Entre os clientes que estão conquistando ganhos com as soluções de automação da Delta está a Rovitex. A companhia conta com lavadoras, relaxadeiras e embaladeiras. Cerca de 24 toneladas de malhas por dia saem da fábrica da companhia e todos os rolos passam pela solução de embalagem da Delta, o que reduziu 1,5% de perdas no processo e 80% a menos de devoluções. Já a varejista Havan reduziu de 3 horas para 14 minutos a testagem das peças de moda produzidas pela companhia, com a lavadora de amostras. Juliana Nunes, gerente de produtos da Havan, ressalta que o equipamento além de eficiente é inteligente, pois indica o percentual de encolhimento da malha, facilitando o processo e trazendo ganhos fundamentais na produção. "Outra vantagem é a economia de água, em que chega a gastar 80% menos", relata. Outras 300 empresas no Brasil e América Latina já implementaram soluções como essas.
Sabrina Hoffmann
Jornalista - assessora de imprensa
sabrina@trevocomunica.com