Como é a atuação da Atibaia Saneamento?
Sustentar Comunicação Estratégica -
Junto à SAAE, a operação do Grupo Iguá segue rumo à universalização do esgoto no município
A Atibaia Saneamento é a empresa responsável pela gestão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Atibaia há mais de uma década. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE), a operação trabalha visando a excelência na prestação de seus serviços, visando o desenvolvimento sustentável do município e a qualidade de vida da comunidade.
Desde 2013, a Atibaia Saneamento atua na expansão do sistema de coleta e tratamento de esgoto local com a instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, bem como a substituição e remanejamento do sistema com o objetivo de universalizar a disponibilidade do saneamento básico. Nesses 10 anos, a empresa triplicou sua atuação, atendendo cerca de 92 mil pessoas na cidade.
Como uma PPP, modalidade de contrato administrativo entre o poder público e empresas privadas, a atuação trouxe ao município diversas vantagens, como a viabilização de grandes obras, atração de investimentos, envolvimento de profissionais altamente qualificados nas áreas e o cumprimento de obrigações e alvos relativos ao setor, como é o caso da meta de universalização do esgoto até 2033.
A parceria garante que o agente privado possa fornecer obras e serviços de esgoto e atribui a responsabilidade fiscal ao poder público. Para o sucesso de uma PPP, algumas obrigações são acordadas, como critérios de avaliação de desempenho, apresentação de garantias de execução de empreendimentos, penalidades aplicáveis a ambas as partes em caso de inadimplência, entre outros.
“Ao longo dos anos investimos na construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e estruturas de saneamento que possibilitam que mais pessoas tenham acesso à coleta de esgoto, com um tratamento de qualidade. Como parte da Iguá, companhia presente em mais de seis estados brasileiros, temos como objetivo a universalização do atendimento na cidade e trabalhamos para isso com compromisso, sabendo que garantir saneamento básico é levar mais desenvolvimento social, preservação ambiental e bem-estar para a população”, comenta o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.
Segundo o gestor, para 2024, a empresa tem como principais obras previstas a ampliação da ETE Caetetuba e a construção de novas EEEs, o que ampliará o atendimento à diversos bairros da cidade e, consequentemente, aumentará a cobertura do tratamento do esgoto em Atibaia.
Sustentar Comunicação Estratégica
Thais R Croitor – thais@sustentar.ag