AES Brasil viabiliza iniciativa para aumentar a produtividade agrícola e o acesso à água
Llorente y cuenca -
Construção de reservatório de água com capacidade de 30 mil litros, sistema de irrigação e entrega de insumos agrícolas para o plantio vai mudar a vida
A AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, viabilizou uma iniciativa para aumentar a produtividade agrícola e o acesso à água, além de fomentar a geração de renda, em Canto Rico Quererá, na Bahia, na região do Complexo Eólico de Tucano.
Ao todo, 20 pessoas serão beneficiadas com a construção de um reservatório com capacidade de 30 mil litros, um sistema de irrigação e a entrega de sementes para o plantio e assistência técnica rural. O projeto visa promover o desenvolvimento local, capacitando a comunidade para a produção e melhorias de técnicas, promovendo conhecimento e o desenvolvimento sustentável na região.
“O projeto que estamos desenvolvendo em Canto Rico Quererá tem um potencial transformador. Estamos deixando um legado para que a comunidade comece sua produção e gere renda futuramente ", avalia Andrea Santoro, gerente de ESG da AES Brasil.
A comunidade de Canto Rico Quererá fica na região do Complexo Eólico de Tucano, uma Joint Venture entre a AES Brasil e a Unipar. O parque está com 52 aerogeradores montados e comissionados e representa um ganho de 322 MW de energia renovável para a matriz energética brasileira.
A chegada do Complexo, que iniciou a entrada em operação em 2023, tem sido um importante vetor de transformação para a população da região. O Complexo Eólico de Tucano, situado a 250 quilômetros de Salvador, é operado totalmente por mulheres. Para isso, alinhado ao Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da AES Brasil, teve parte das colaboradoras capacitadas em uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Senai-BA (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia). O curso de capacitação técnica em operação e manutenção de parques eólicos foi oferecido gratuitamente e formou 28 mulheres.
No caso de Canto Rico Quererá, o projeto foi dividido em duas frentes. Na produção agrícola, cada família foi beneficiada com insumos para começar a produção. Além disso, foi implantado um sistema de irrigação que garante que a água do poço da comunidade seja utilizada para a irrigação do plantio.
A iniciativa em parceria com o Grupo IK, empresa líder de mercado na área de prestação de serviços de saneamento ambiental, ainda conta com assistência técnica rural com orientações e conhecimentos práticos para otimizar as práticas agrícolas, com informações sobre prevenção e controle de pragas, técnicas para plantação, associativismo comunitário e produção e vendas de excedentes.
Em outubro, em conjunto com o Instituto Mais Ação, AES Brasil e Unipar também lançaram na região o projeto “Sementinhas do Esporte 2”, uma iniciativa gratuita para promoção de hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes. Em novembro, a comunidade foi uma das beneficiadas pelo projeto Litro de Luz, que utiliza premissas sustentáveis para disseminar o acesso à energia elétrica.
As ações fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne projetos sociais da companhia e que promove iniciativas baseadas em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e segurança hídrica. Dessa forma, gera um impacto positivo nas comunidades em que a empresa atua.
Guilherme Costa <guilherme.costa@llorenteycuenca.com>