ABES-SP promove o terceiro encontro da Série Especial de Webinares sobre a Privatização da Sabesp
ABES -
Com a participação do especialista Jerson Kelman, o primeiro webinar do ano aconteceu nesta segunda-feira (15). Assista no YouTube.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo – ABES-SP promoveu, nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, o terceiro encontro da Série Especial de Webinares sobre a Privatização da Sabesp. Dando continuidade aos encontros, o evento que abriu calendário 2024 foi transmitido ao vivo pelo canal da ABES do YouTube. Coordenado pelo presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, o evento teve como convidado o Engenheiro Civil, mestre em hidráulica e Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos, Jerson Kelman.
Luiz Pladevall deu as boas-vindas aos participantes ressaltando que este primeiro encontro do ano retoma a série de webinares da ABES-SP sobre a Privatização da Sabesp. O engenheiro agradeceu a todos por prestigiarem essa iniciativa sobre um tema de extrema importância para o setor de saneamento e para a sociedade do Estado de São Paulo.
Pladevall lembrou que já foram realizados dois webinares no ano passado: com Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (assista aqui); e com o especialista em saneamento, Paulo Massato (veja aqui).
Na sequência, Jerson Kelman iniciou sua apresentação agradecendo o convite da ABES-SP e compartilhando com os participantes slides sobre o tema “Venda de ações da Sabesp pelo Governo do Estado”, por meio do qual discorreu sobre o primeiro ano da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em 2001. O especialista mostrou um balanço das ações da entidade na época e fez um resgate histórico sobre o que a ANA estava tratando em termos de saneamento no Brasil e que serviu para inserir a sua visão pessoal do setor, quando iniciou sua participação nesta área, e todo o seu acompanhamento profissional, incluindo as questões em torno da privatização da Sabesp até os dias atuais, versando sobre vantagens, desvantagens e outras informações a respeito.
O especialista também respondeu às perguntas que foram enviadas anteriormente à ABES-SP e às dos participantes online, que colaboraram com manifestações no chat sobre suas considerações em relação à privatização da Sabesp. O público também parabenizou a ABES-SP pela iniciativa de fazer esta série especial sobre a privatização da Sabesp, trazendo profissionais com posições diversas sobre o assunto.
Ao final, Pladevall contribuiu com as discussões destacando que, no entendimento da ABES, o dinheiro que entra para o saneamento deve ficar no saneamento para acelerar, principalmente, as metas da universalização.O presidente da ABES-SP encerrou o webinar elogiando Jerson Kelman por aproveitar as ferramentas digitais para estruturar uma conversa sobre este tema tão complexo e importante, somando para os objetivos da ABES-SP ao criar este ambiente de diálogo que vise disseminar o que é melhor para a população.
Pladevall ainda informou que o próximo webinar da série será divulgado em breve, com previsão de ser realizado na última semana de janeiro.