Reunião de lançamento do coletivo Articulação para Universalização do Saneamento na Amazônia
ABES -
A Seção Pará e a diretora da ABES-SP e coordenadora das Cãmaras de Resíduos e de Saúde Ambiental da entidade, Roseane Gacia, integram a iniciativa
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES esteve presente na reunião de lançamento do coletivo Articulação para Universalização do Saneamento na Amazônia, realizada online na última sexta-feira, 12 de janeiro. Na ocasião, participaram Roseane Garcia, a diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras de Resíduos Sólidos e de Saúde Ambiental da entidade (estadual/SP e nacional), e Davi Cavalcante, presidente da ABES-PA, integrante do coletivo). O evento foi transmitido pelo canal O Básico do Saneamento – OBS no YouTube.
A reunião foi conduzida pelo engenheiro sanitarista Valdinei Silva, professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e pesquisador do Grupo Integrado de Estudos Ambientais (GEAM) e do Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento (GPHS). Além de Roseane, Davi e outros integrantes, Maria do Carmo da Silva Santos, presidente da AESPA – Associação dos Engenheiros Sanitaristas do Pará (AESPA), também esteve presente no evento.
O professor Valdinei Silva explicou que a ideia de criar o coletivo surgiu no mês de junho de 2023, durante a realização da XVII Semana ABES do Meio Ambiente 2023 – “Saneamento Inteligente – Alternativas para a redução dos impactos relacionados às mudanças climáticas”, promovida pela ABES-PA.
O professor afirmou que foram realizadas reuniões com a AESPA e o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará), além da realização do Workshop ABES-PA 2023, que contou com a presença de profissionais da área do setor público e privado, professores e pesquisadores, e representantes da sociedade civil e de associações.
Valdinei Silva apresentou a agenda, as etapas do desenvolvimento do trabalho e os facilitadores do coletivo, que é integrado por diversos especialistas do setor, entre eles a engenheira Roseane Garcia. A iniciativa também possui representantes da comunidade, das associações do setor e de lideranças comunitárias das cidades de Belém e de Ananindeua (PA).
Em sua participação, Roseane Garcia ressalta que o estado do Pará foi o terceiro estado do país que abriu o curso de Engenharia Sanitária e sempre reconheceu a importância dos profissionais da área. Para ela, o saneamento é muito importante.
“Saneamento é saúde, é economia, enfim, empregabilidade, uma série de questões e de infraestrutura”, reforçou e destacou a importância da iniciativa, que contempla onze temas iniciais. “Vamos fazer o planejamento estratégico e colocar os planos em prática para a área de saneamento com todos os outros envolvidos. Precisamos do esforço coletivo, da responsabilidade de todo mundo, da experiência e também trazer novos parceiros”, sublinhou Roseane Garcia.