Projeto de purificação de água de barreiros com reutilização de quiabos 

A iniciativa, que busca tornar água de barreiro própria para consumo, fez parte da 2ª edição da Feira de Conhecimento e Arte (Feconart)


*Alunos de escola pública do sertão nordestino desenvolvem projeto de purificação de água de barreiros com reutilização de quiabos 
*Escola de Sergipe incentiva aprendizado na prática por meio de projetos pedagógicos e leva estudantes à Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 
*Jovens sergipanos criam solução sustentável para tratamento de água e promovem reutilização de resíduos descartáveis 

Utilizando quiabos descartados, estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, escola pública de Ensino Médio Integral em Canindé de São Francisco (SE), criaram um projeto para purificar a água na região de maneira simples e com custo de produção de apenas R$ 0,01/litro. O objetivo foi apresentar uma alternativa eficiente e sustentável que colaborasse com a ampliação do acesso à água potável e promovesse a reutilização de resíduos naturais.

A iniciativa se baseia na adição de um coagulante natural, extraído do quiabo, em reservatórios com água argilosa, de forma a tornar o líquido próprio para consumo. Desenvolvido pelos alunos Lucas Adib, Arthur Jorge e Anne Gabriela de Freitas, do 2º ano do ensino médio, o "Acendra" conquistou vaga na Feira de Conhecimento e Arte (Feconart), realizada entre os dias 19,20,21 de setembro, além da participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que aconteceu de 23 a 27 de outubro.

O projeto, que conta com a supervisão da professora de química, Lark Soany, e da professora de geografia, Marisa Nobre, faz parte das propostas pedagógicas diversificadas do Ensino Médio Integral. O modelo tem como pilares as eletivas, o projeto de vida, o aprendizado na prática, o acolhimento, a orientação de estudos e a tutoria, que proporcionam uma formação integral aos jovens, assim como o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida profissional e pessoal.

Aprendendo na prática sobre sustentabilidade 

Segundo o estudante envolvido na ação, Lucas Adib, ela surgiu a partir do intuito de oferecer soluções sustentáveis que se conectassem à realidade do município e da comunidade local. Dados do Instituto Água e Saneamento (IAS) mostram que boa parte da população de Canindé ainda é abastecida com água por meio de carros-pipa.

“Muitas pessoas da nossa cidade não têm condições para acessar um direito que é de extrema necessidade, como a água potável. A partir daí pensamos em um jeito de reaproveitar outro tipo de fonte hídrica abundante na região: a água de barreiro. Fizemos e então entrevistas com moradores para entender suas dificuldades e iniciamos os estudos em sala de aula sobre métodos de purificação", relata Lucas.

Em atividades feitas no laboratório da escola, os alunos descobriram que a pectina, presente em plantas cactáceas, como o quiabo, serviria como um coagulante orgânico, capaz de substituir o aditivo inorgânico, que traz prejuízos à saúde. Outro benefício é que o resíduo do uso dessa mucilagem extraída do fruto, ao contrário do inorgânico, que desregula o meio ambiente quando é descartado, pode ser reutilizado como adubo.

Ensinando para a vida  

Ao colocar os jovens como centro da aprendizagem, o Ensino Médio Integral incentiva o protagonismo juvenil e o envolvimento dos alunos em projetos de impacto que ultrapassem fronteiras além das salas de aula. É nesta perspectiva que, segundo Lucas, o "Acendra" atuou em sua vida.

"Muito mais do que uma iniciação científica, foi um divisor de águas para mim, que me fez ter um novo olhar sobre a sociedade. Quando entrevistei as pessoas e vi o quanto já sofreram pela falta de água, enxerguei meus privilégios, enquanto muitos nordestinos ainda sofrem com tal realidade. Minha expectativa é que o Acendra transforme a vida de muitas pessoas, com foco em sanar um problema que é público e geral”, finaliza o aluno.

Tempo Integral 

A ampliação da carga horária nos Centros de Excelência teve início em 2016. Atualmente, essa política envolve cerca de 96 escolas públicas para mais de 21 mil alunos em Sergipe.

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes. 

Jade Wolf <jade.wolf@amotara.com>

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