PWTech do cinco purificadores de água potável para a cidade de Santa Cruz na Bolívia
Press FC -
Tecnologia desenvolvida por startup brasileira é capaz de filtrar mais de 5 mil litros por dia
O cenário de devastação tomou a cidade de Santa Cruz, localizada na Bolívia, em novembro de 2023. Os constantes incêndios florestais, agravados pela seca, esvaziaram as escolas e trouxeram as máscaras de volta à rotina. Mergulhada em cinzas, a região se tornou irreconhecível - longe de parecer a cidade mais populosa e rica do país. Para mitigar os efeitos, em 28 de dezembro, a Agência Brasileira de Cooperação, em conjunto com a startup PWTech, doou cinco purificadores de água potável para a região.
Em consequência da contaminação, 3.650 unidades educacionais foram fechadas, atingindo 15% das escolas do país. Na época, pouco mais de mil bombeiros combateram o fogo em diversos pontos do país. Para especialistas, a queima de florestas e as altas temperaturas se categorizam como as principais causas para a ocorrência de incêndios.
Entre janeiro e novembro, foram queimados 2.012.252 hectares. O fogo alcançou reservas naturais, como a do Madidi em La Paz, de quase 19.000 milhas quadradas, e a do Amboró, em Santa Cruz, de 6.360 milhas. Na época, o governo de Santa Cruz registrou 12 incêndios florestais ativos e pediu ao governo que acionasse as Forças Armadas para apoiar o trabalho dos brigadistas.
A primeira fase de ajuda humanitária teve como intuito combater os desastres naturais e auxiliar nas ações de emergência. O pedido foi realizado pela Defesa Civil Boliviana e acatado pelo Presidente Lula da Silva no mesmo mês.
“A ideia inicial era que a tecnologia servisse aos combatentes dos incêndios florestais em todos os lados da fronteira, mas a tecnologia também foi utilizada por civis afetados”, destaca Fernando Silva, CEO da PWTech. Também foram enviados pacotes com comida desidratada e remédios.
Nomeado como PW5660, o equipamento é capaz de transformar água doce vinda de chuvas, rios, poços, represas, açudes e lagos em água potável, eliminando 100% de vírus e bactérias e reduzindo em 95% a turbidez da água. A solução pesa apenas 15 quilos e uma unidade consegue abastecer até 100 pessoas - considerando que cada uma consumiu até 50 litros por dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Giovanna Montagner | Press FC
(11) 99795-5533