ONG Visão Mundial e Avanade se unem para levar sistema de tratamento de água para comunidades
Mention -
Com a instalação, nas regiões das comunidades de Maravilha e São Tomé, onde vivem aproximadamente 85 famílias, em torno de 320 pessoas,
O último relatório lançado pela Unesco, na Conferência da ONU sobre Água, aponta que mais de um quarto das pessoas em todo o mundo (46% da população) sofrem com a falta de água potável e sem acesso a saneamento básico. O problema deve atingir até 2,4 bilhões de pessoas até 2050. No Brasil essa realidade está sendo vivida no Amazonas, por isso, a ONG Visão Mundial, organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos, junto com a Avanade, realizará instalações para fornecer água às comunidades Maravilha e São Tomé. Com a ação, mais de 55 famílias serão beneficiadas - em torno de 240 pessoas.
No Amazonas, as secas estão afetando cada vez mais. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil, a seca que atinge o estado já atinge 633 mil pessoas. Das 62 cidades do estado, 59 decretaram estado de emergência por causa da última estiagem. Com isso, para ter acesso à água, é preciso realizar um trajeto longo, que geralmente é feito por mulheres e crianças, seja para cozinhar, tomar banho e até hidratação mínima
Com a instalação, nas regiões das comunidades de Maravilha e São Tomé, onde vivem aproximadamente 85 famílias, em torno de 320 pessoas, a capacidade é prover até 180 litros de água potável por dia, ao todo, serão 54.000 litros por mês. Isso será possível graças à tecnologia da Água Camelo, que realiza todo o processo de captação e filtragem vinda dos principais poços locais.
Além disso, em Careiro da Várzea, nas comunidades da Costa do Curuçá, haverá a entrega de quase 2 toneladas de alimentos que beneficiarão mais de 640 pessoas. “Realizamos diversas visitas nos locais para entender qual a principal dor de cada comunidade. Buscamos com essas ações aliviar essas dores e trazer a essas pessoas o que é direito de todos. Temos a certeza que além da instalação dos kits de tratamento de água - que contribuirá com a prevenção de doenças (principalmente as diarréicas) - a ação ameniza a o cenário nessas comunidades onde tantas pessoas se encontram em situação de insegurança alimentar.”, explica Henrique Cosmo, Coordenador de Assuntos Humanitários da Visão Mundial.
A tecnologia foi implementada a partir do dia 31 de janeiro, e também será realizado um processo de aprendizado sobre a utilização e manutenção. “Nosso objetivo é garantir a sustentabilidade a longo prazo, por isso também iremos realizar treinamentos, em parceria com a Aliança Amazônia Clima, com toda a comunidade. Essa parceria é mais uma das iniciativas que temos enorme orgulho em fazer parte”, conclui Cosmo.
Carol Montuori <carol@mention.net.br>