Governo de São Paulo e Prefeitura dão início em uma série de obras no combate às enchentes
Agencia NB -
Com obras previstas até 2026, novo reservatório próximo ao estádio do São Paulo vai receber R$ 450 milhões em investimentos
Consórcio formado pela construtora JOFEGE será a responsável pela obra
Governo de São Paulo e Prefeitura da capital deram início para uma série de obras no combate às enchentes em São Paulo. Serão investidos mais de R$ 450 milhões em um novo reservatório subterrâneo e na canalização de parte do córrego Antonico, no Morumbi, ao lado do estádio do São Paulo Futebol Clube. A construtora JOFEGE faz parte do consórcio que será responsável pela construção do piscinão.
Estavam presentes no evento de inauguração da obra o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes, o presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares, vereadores, deputados, secretários estaduais, municipais e a diretoria e equipe técnica da construtora JOFEGE.
"Além do reservatório, as ações incluem a canalização de quase 1 km do córrego Antonico, a revitalização da praça Alfredo Gomes e a instalação de 1,1 km de galerias de drenagem no entorno", explica Diego Lima, Gerente Administrativo Financeiro da JOFEGE e membro do consórcio que irá atuar nas obras no Morumbi.
O novo piscinão terá capacidade para armazenar mais de 44 milhões de litros de água. A previsão é que a obra fique pronta em 2026 e beneficie mais de 1 milhão de moradores da região e locais com grande fluxo de pessoas, como o estádio e o clube social do São Paulo, o hospital Albert Einstein e as instituições de ensino Santo Américo e Visconde de Porto Seguro.
Obras de infraestrutura da JOFEGE ganham destaque na capital
A construção do novo reservatório no Morumbi se torna mais uma iniciativa com participação da JOFEGE nos últimos anos na Grande São Paulo. A empresa também lidera obras de pavimentação na capital, as quais propõem recuperar mais de 30% dos 20 milhões de metros quadrados de pavimentação total da cidade até o fim de 2024.
A JOFEGE também está presente na construção de quatro reservatórios para combate às enchentes no bairro de Perus, na zona norte de São Paulo. A previsão é que as obras dos reservatórios sejam concluídas até julho de 2024 e a canalização completa do córrego até março de 2025.
A construção do piscinão do córrego Laranja Azeda, que corta as cidades de Jandira e Barueri, também conta com a participação da JOGEGE. A obra terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via. Esse reservatório terá cerca de 24,5 metros de profundidade, que equivale a aproximadamente um prédio de oito andares, com cobertura de concreto, uma vez que em cima haverá um campo de futebol pertencente ao Centro Esportivo.
HENRIQUE DE SOUZA RODRIGUES <henrique.rodrigues@agencianb.com.br>