2º Workshop do Processo Regional das Américas do 10º Fórum Mundial da Água 2024

O objetivo do encontro é definir os detalhes do relatório para a sub-região da América do Sul que será levado ao evento mundial, o qual acontecerá em maio


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa do 2º Workshop do Processo Regional das Américas do 10º Fórum Mundial da Água 2024, realizado nesta quinta e sexta-feira, 1º e 2 de fevereiro, em Buenos Aires, Argentina. O objetivo do encontro é definir os detalhes do relatório para a sub-região da América do Sul que será levado ao evento mundial, o qual acontecerá em maio, em Bali, Indonésia. Além disso, serão realizadas três sessões temáticas que abordarão os temas Capacitação, Água e Juventude, além de Gênero e Inclusão.

O diretor Filipe Sampaio e a assessora especial Internacional, Gisela Forattini, representam a Agência no encontro internacional. Também participa do evento o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Lupércio Ziroldo.

A programação do primeiro dia contou com a apresentação do diretor Filipe Sampaio sobre as conclusões do 1º Fórum Latino-Americano da Água (FLAA), realizado em 21 e 22 de novembro de 2023, em Aracaju (SE), com o apoio da ANA. O FLAA teve como objetivo fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento básico pelos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional.

Em seu relato sobre o FLAA, o diretor da ANA destacou o lançamento do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA), que teve a adesão espontânea de 87 instituições públicas, privadas e da sociedade civil. A cerimônia de instalação do CLAA está prevista para 20 de maio, durante o 10º Fórum Mundial da Água, que vai de 18 a 25 de maio.

"É uma grande satisfação estar aqui em Buenos Aires, participando do 2º Workshop do Processo Regional das Américas para o 10º Fórum Mundial da Água e poder alavancar as adesões ao Conselho Latino-Americano da Água. A troca de experiência e o diálogo entre os países do continente são essenciais para o avanço da agenda de recursos hídricos e saneamento básico”, afirmou Sampaio.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade