Estande da Itaipu Binacional chama a atenção do público que visita o Show Rural Coopavel

O público também pode conhecer uma exposição interativa sobre o programa Itaipu Mais que Energia, com detalhamento dos investimentos


O estande da Itaipu Binacional está chamando a atenção do público que visita o Show Rural Coopavel, que acontece de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel (PR). São várias as atrações no espaço de 400 metros quadrados, como a Ciência na Esfera, com enfoque o aquecimento global, e uma sala imersiva 360° com informações sobre os rios voadores.

O público também pode conhecer uma exposição interativa sobre o programa Itaipu Mais que Energia, com detalhamento dos investimentos em municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, e experimentar óculos de realidade virtual, que permitem um passeio pela usina hidrelétrica, além de acesso a totens com informações sobre a variedade de projetos e programas desenvolvidos pela empresa.

Outra atração do estande é uma versão reduzida do viveiro florestal da Itaipu, com atividades relacionadas ao plantio de sementes nativas. “Eu estou gostando porque Itaipu está fazendo um grande trabalho de reflorestamento (na faixa de proteção do reservatório) e tem muito respeito pela flora. Isso é importante para a preservação do nosso ambiente”, elogiou Iracema Cerilo Barbosa, de Cafelândia, que visitou o local na terça-feira (6).

Iracema estava acompanhada pelo marido, Geraldo Barbosa da Silva, pela filha, Heloísa Barbosa da Silva, e pela prima Enilce Frehner. A experiência da Itaipu no cuidado das áreas protegidas inspirou a família a incrementar o plantio de árvores nativas no sítio da família. “Tem mina lá, já está reflorestado, mas vamos reflorestar ainda mais”, revelou Geraldo.

De acordo com Iracema, além das ações de preservação, Itaipu destaca-se pelo forte trabalho de educação ambiental junto aos alunos das escolas da região. “É lá (nas escolas) que tem que começar o incentivo das crianças a valorizar a natureza. E hoje vejo essas crianças falando sobre meio ambiente, onde jogar o lixo, e isso é muito bom. Itaipu está de parabéns.”

Claudete Alves e Adolfo Comassa, de Cascavel, também destacaram as imagens da usina em 3D e o viveiro de mudas nativas como grandes atrações do estande. “Achei muito importante esse projeto com as mudas, não sabia que Itaipu fazia esse trabalho”, comentou Claudete.

Publicidade