Central de Custódia renova seu compromisso com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas

Central de Custódia assina carta compromisso com o Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU.


Central de Custódia, verificador de resultados da logística reversa de embalagens pós-consumo, renova seu compromisso com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Para isso, a empresa assinou a carta Compromisso do Movimento Conexão Circular, uma iniciativa da Ambição 2030 do Pacto Global da ONU, que visa acelerar o cumprimento das metas  ODS 12 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O objetivo do Movimento Conexão Circular é apoiar empresas para que estabeleçam metas ambiciosas em suas estratégias de negócio, considerando também a cadeia de fornecedores e o engajamento com stakeholders. É uma oportunidade para que todos os signatários do Pacto Global promovam mudanças para a sociedade, para o planeta e para seus negócios.

Para Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia, empresa que reúne a maior plataforma de verificação de resultados da logística reversa de embalagens no Brasil, a circularidade das embalagens de produtos pós-consumo, a inclusão social e a geração de renda para catadores e catadoras de recicláveis e a segurança dos processos de logística reversa sempre foram compromissos da Central de Custódia. "Ao assinar a carta de adesão, ao Movimento, queremos contribuir para que o Brasil atinja o índice zero de resíduos sólidos descartados irregularmente em aterros sanitários até 2030, com a implementação de modelos de negócios 100% circulares", explica Bernardes.

O Pacto Global é uma iniciativa da Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

A Central de Custódia é a primeira empresa brasileira que atua com rastreabilidade e verificação de resíduos a integrar o Pacto Global das Nações Unidades. Com a criação dos ODS, o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

A rastreabilidade e a verificação de resíduos, principal atividade da Central de Custódia, colaboram diretamente com o cumprimento dos ODS da ONU. Dentre os objetivos que pautam a Agenda 2030, o objetivo 12 visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais. Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes. Quanto aos resíduos sólidos, este ODS pode ser alcançado através da redução da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, tanto no consumo como na produção.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

Felipe Rariz <felipe@pressaporter.com.br>

Publicidade