Dow está com as inscrições abertas para a 5ª edição do seu Edital de Responsabilidade Social
Agência Oribá -
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25 de fevereiro na plataforma FICAS.
A Dow está com as inscrições abertas para a 5ª edição do seu Edital de Responsabilidade Social. As organizações da sociedade civil interessadas em participar podem submeter gratuitamente seus projetos até o dia 25 de fevereiro na plataforma do FICAS, parceira da Dow no processo seletivo.
As iniciativas apoiadas pelo edital devem contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades de Santos Dumont (MG), Breu Branco (PA) e Candeias (BA). Os selecionados receberão financiamento de até R$ 90 mil por projeto e os recursos serão distribuídos pela United Way Brasil.
A Dow busca projetos que estejam alinhados com um ou mais dos três eixos temáticos que são prioritários para a companhia: “Inclusão da população preta ou parda”, “Economia circular” e “Redução de emissões de carbono”. As propostas também devem criar a oportunidade de plena participação econômica, educacional e/ou social da população, especialmente em sua interseccionalidade com outros grupos vulneráveis. Além disso, serão priorizados os projetos que oferecerem oportunidades para que os funcionários da Dow participem como voluntários em ações virtuais e/ou presenciais complementares ao projeto. Conheça mais detalhes sobre as categorias dos projetos:
Inclusão da população preta ou parda: os projetos devem promover a inclusão racial em, ao menos, um dos temas a seguir: educação, empoderamento feminino e empregabilidade. Importante que oportunizem a plena participação econômica, educacional e/ou social dessa população, especialmente em sua interseccionalidade com outros grupos vulneráveis: pessoas com deficiência (PCD's), comunidade LGBTQIAP+, mulheres, hispânicos (migrantes/refugiados) e jovens da periferia.
Economia circular: projetos que apresentem soluções mais sustentáveis para manter os materiais em circulação no ambiente com o maior valor possível, pelo maior tempo possível, promovendo uma destinação correta dos resíduos. Serão considerados também projetos que promovam a conscientização sobre o tema. São exemplos de projetos desta categoria aqueles que redesenham, reciclam, reutilizam, remanufaturam materiais e capacitam para a economia circular, em especial dos seguintes setores: industrial; construção civil; automobilístico; eletroeletrônicos; alimentos e bebidas; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; móveis e colchões.
Redução de emissões de carbono: projetos que estejam voltados à redução das emissões de carbono na atmosfera, que capturem, armazenem e reutilizem carbono; ou que mapeiem demandas e potencialidades da localidade alinhadas a esta categoria.
Bárbara Luz <barbara.luz@agenciaoriba.com.br>