BASF figura novamente como uma das empresas líderes mundiais da “A-List” do CDP

A companhia mantém excelente nota “A-” para gestão de água, proteção climática e das florestas


A organização sem fins lucrativos CDP (antigo Projeto de Divulgação de Carbono) avaliou novamente a BASF como uma das principais empresas do mundo por suas medidas de gestão sustentável da água e de proteção das florestas e do clima. A BASF recebeu a nota A- em todas as três categorias.

"Estou muito orgulhoso com o fato da BASF ter sido novamente classificada como líder global em sustentabilidade pelo CDP", disse o Dr. Martin Brudermüller, Presidente da Junta Diretiva da BASF SE. "Isso mostra que já alcançamos muito em nossa jornada de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, reforça nossos esforços para continuar a perseguir nossas metas de sustentabilidade com determinação, mesmo em um ambiente difícil."

Mudanças climáticas

A empresa, obteve mais uma vez a classificação A- na lista climática do CDP e, portanto, o status de liderança. Desde 2004, a BASF participa do programa do CDP para a divulgação de dados relevantes para a proteção do clima. A avaliação considera, entre outras coisas, a transparência do relatório de emissões, o tratamento de riscos e oportunidades decorrentes da mudança climática, a estratégia de proteção climática e as medidas de redução de CO2. A BASF estabeleceu a meta de reduzir suas emissões de CO2 (escopo 1 e escopo 2) em 25% até 2030 em comparação com 2018 - enquanto aumenta os volumes de produção. Isso corresponde a uma redução de 60% com base em 1990 como ano de referência, usado, por exemplo, pela União Europeia e pela Alemanha para a definição de suas metas. Até 2030, a BASF também quer reduzir suas emissões associadas aos bens e serviços que a empresa adquire de seus fornecedores. A BASF pretende reduzir suas emissões específicas do Escopo 3.1 em 15% em comparação com 2022 em todo o portfólio. A empresa pretende atingir emissões líquidas zero até 2050 (Escopos 1, 2 e 3.1).

Água

Após receber uma classificação A no ano passado, a BASF recebeu um A- este ano pela segurança da água. Um motivo para o rebaixamento é uma nova diretriz do CDP que estipula que as empresas que fabricam produtos contendo substâncias perigosas não podem receber um A na categoria de segurança hídrica. A BASF está introduzindo a gestão sustentável da água em todos os locais de produção relevantes até 2030. Isso inclui os principais locais de Verbund e locais em áreas de estresse hídrico. A avaliação do CDP leva em conta a transparência com que as empresas relatam suas atividades de gestão da água e como elas reduzem riscos como a escassez de água. O CDP também avalia até que ponto o desenvolvimento de produtos pode contribuir para a gestão sustentável da água para os clientes das empresas avaliadas.

Florestas

Como nos anos anteriores, a BASF foi classificada como A- por seus esforços para proteger as florestas. A avaliação é baseada em percepções detalhadas da cadeia de valor da palma e das atividades com impacto nos ecossistemas e habitats. O óleo de palmiste e seus derivados primários estão entre as matérias-primas renováveis mais importantes da empresa. A BASF cumpriu mais uma vez seu compromisso voluntário de obter apenas óleo de palma e óleo de palmiste certificados pela RSPO. A empresa está ciente da importância de proteger as florestas para o bem-estar do meio ambiente e da sociedade. O documento de posicionamento da BASF sobre proteção florestal estabelece o compromisso da empresa com a preservação da biodiversidade em áreas de alto valor de conservação, como áreas florestais de alto estoque de carbono e turfeiras, na aquisição de matérias-primas renováveis. A BASF informa de forma transparente sobre essas atividades em seu atual Relatório de Fornecimento Responsável.

O CDP representa mais de 740 investidores com mais de US$ 136 trilhões em ativos. Mais de 330 empresas, com US$ 6,4 trilhões em poder de compra, solicitam a seus fornecedores que participem dos relatórios do CDP. Os dados do CDP também são usados em outras avaliações pelas principais agências de classificação. As pontuações do CDP são concedidas anualmente em uma escala de A (melhor resultado) a D-. As empresas que não fornecem informações ou fornecem apenas informações insuficientes são marcadas com F.

Para obter mais informações, visite nossos sites sobre classificações de sustentabilidade, energia e proteção climática, gestão da água, proteção ambiental e óleo de palma.

Larissa Batalha <larissa.batalha@maquinacohnwolfe.com>

Publicidade