BNDES vai financiar pequenos e médios projetos de transição energética e saneamento

O novo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) tem foco em infraestrutura e será gerido pelo Pátria Investimentos


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta terça-feira (20), que vai aportar R$ 500 milhões para financiar projetos de transição energética, saneamento, logística e transporte, mobilidade urbana e telecomunicações.

O novo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) tem foco em infraestrutura e será gerido pelo Pátria Investimentos. A iniciativa é voltada para pequenos e médios projetos, incluindo os greenfield (executados a partir do zero), especialmente no modelo project finance non-recourse, ou seja, projetos nos quais não há necessidade de carta de fiança como garantia.

“Historicamente, o BNDES é um dos principais provedores de recursos para o investimento em infraestrutura no Brasil”, afirma a diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do Banco, Natália Dias. “O investimento no fundo tem potencial de ampliar ainda mais a atuação do BNDES, em especial, no apoio a pequenos e médios projetos que apresentam maior dificuldade de acesso a estruturas tradicionais de financiamento e ao mercado de capitais”, complementa a diretora.

Para Davi Bomtempo, Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), “os novos recursos somados aos recursos do Nova Indústria Brasil (NIB) compõem um cenário muito favorável para o país avançar na transição para uma economia de baixo carbono, fator essencial para o posicionamento da indústria brasileira como liderança na agenda nacional e global de sustentabilidade”.

“As práticas industriais alinhadas aos princípios da sustentabilidade estimulam o desenvolvimento de soluções inovadoras e ecoeficientes, gerando vantagens competitivas e atraindo investimentos”, conclui Bomtempo.

Indústria Verde - CNI <ana.flores@fsbcomunicacao.com.br>

Publicidade