BRK apresenta os investimentos em obras realizados pela concessionária
BRK Ambiental -
Durante encontro, concessionária destacou os avanços proporcionados pelas obras de esgotamento sanitário
A BRK, representada pelo gerente de Engenharia, Sérgio Zau, esteve no auditório do Paço Municipal de Macaé-RJ, para uma apresentação sobre os investimentos em obras realizados pela concessionária, incluindo a estrutura entregue no último ano e a previsão de avanços para 2024. Durante o encontro convocado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a atuação de empresa em sua área de concessão e debater soluções ambientais para o município.
- Contamos com o tempo e com a participação de todos, porque a visita é muito bem-vinda, mas o trabalho decorrente desses encontros é muito maior. É um novo tempo e será um prazer ter a participação de todos no conselho. Por isso chamamos a BRK para fazer essa apresentação, já que foi uma pauta e achamos importante mostrar esses dados – explicou a secretária municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales.
Entre os dados apresentados pela BRK aos presentes, estiveram os avanços alcançados com o avanço das obras de esgotamento sanitário na cidade. Somente no ano passado, a BRK implantou mais de 22 km de rede coletora nos bairros Costa do Sol, Riviera Fluminense, Imbetiba, Vale Encantado e Aroeira (que ainda recebe obras complementares para a instalação de redes e elevatórias). E com o novo sistema, será possível coletar, exclusivamente, o esgoto doméstico dos imóveis e encaminhá-lo para tratamento na Estação (ETE) Centro, que está sendo ampliada com a construção de mais um módulo com capacidade de tratamento de 100 litros por segundo, reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando os moradores destas localidades.
Parceria Público-Privada
Desde o início da concessão, já foram investidos pela BRK mais de meio bilhão de reais em infraestrutura para coleta e tratamento de esgoto em Macaé, sendo quase R$ 180 milhões somente na ampliação do Subsistema Centro, entre os anos de 2019 e 2023. Com isso, a concessionária já conta com uma estrutura em operação com, aproximadamente, 216 km de redes coletora, 31 km de linhas de recalque (tubulação pressurizada) e 121 Estações Elevatórias (centrais de bombeamento que levam o esgoto coletado para tratamento nas estações), além de três ETEs (Mutum, Centro e Lagomar). No total, 26 bairros passaram ser atendidos, beneficiando cerca de 86 mil pessoas.
- O saneamento abre portas para uma série de melhorias nos municípios que investem nessa área. E em Macaé não é diferente. Estamos comprometidos em levar mais saúde, qualidade de vida para a população, desenvolvimento para a cidade e buscamos ir sempre além do básico para alcançar essas metas - pontua o gerente de Engenharia, Sérgio Zau.
Quando iniciou o contrato de Parceria Público-Privada, Macaé não contava com tratamento de esgoto, sendo todo material coletado lançado in natura, diretamente no meio ambiente, incluindo locais como a Lagoa de Imboassica e o canal Macaé-Campos. Com os investimentos feitos, o índice de coleta e tratamento ultrapassam 30% na cidade, sendo que 100% do que é coletado pela BRK é tratado, contribuindo para a recuperação gradual de pontos turísticos como a lagoa e com a preservação das praias dos Cavaleiros, Campista, Pecado, Imbetiba e Lagomar.
Carlos Vinicius Fernandes Alves <cvinicius@brkambiental.com.br>