IBGE diz que quase 30 milhões de brasileiros não contam com abastecimento de água potável

Apenas São Paulo e o Distrito Federal passaram dos 90% de moradores em domicílios com rede geral de abastecimento de água


Segundo dados divulgados pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 30 milhões de brasileiros não contavam com abastecimento de água potável em seus lares em 2022. Na pesquisa “Censo demográfico 2022: Características dos domicílios – Resultados do Universo”, anunciada nesta sexta-feira (23), mostrou que a rede geral de distribuição apareceu em 60,8 milhões de domicílios.

Poço profundo ou artesiano foi a segunda principal forma de abastecimento, aparecendo em domicílios que representam 9,0% da população. Com menor ocorrência nacional, encontra-se o abastecimento por “carro-pipa”, e depois, rios, açudes, córregos, lagos e igarapés (0,9%). Água da chuva armazenada é a última na lista. 

Fernando SIlva, CEO da PWTech, startup referência no atendimento imediato de ajuda humanitária ligada à água potável, explica que o temor dos brasileiros está diretamente relacionado com a precariedade de sistemas de saneamento em regiões pouco desenvolvidas.

Publicidade