Encanamento é um sistema que desempenha um papel diverso e importante

Dicas ajudam o consumidor a não cometer equívocos na hora de cuidar da manutenção das tubulações


Presente nas mais diversas construções e na infraestrutura das cidades, o encanamento é um sistema que desempenha um papel diverso e importante. Essa estrutura promove não só o transporte, armazenamento, captação e escoamento de fluidos, mas também atua na manutenção da saúde e bem-estar da população, garantindo a qualidade da água em sistemas de saneamento, por exemplo.

Sabendo disso, é preciso ter em mente que a manutenção das tubulações é um ponto de atenção, especialmente em relação às causas do entupimento dessas estruturas. Para reforçar o tema durante o mês do encanamento, Ricardo Faulin, Gerente de produtos da Amanco Wavin, esclarece mitos e verdades sobre o assunto.

- Água quente desentope tubulações com gordura

Parcialmente verdade. Apesar de água quente ajudar no derretimento de gordura, a alta temperatura pode prejudicar a tubulação e, com o tempo, pode trazer problemas maiores como vazamentos, por exemplo. Além disso, o uso da água quente pode não ser efetivo, pois a gordura derretida em um ponto pode voltar a se solidificar em outro ponto posterior.

Como solução caseira, uma alternativa de manutenção é o despejo regular de água morna com detergente nos ralos e pias. Para entupimentos graves, o ideal é contar com o auxílio de serviços especializados.

- Descarga com água sanitária limpa as tubulações

Não é bem assim. A água sanitária é um excelente desinfectante, porém pouco efetivo quando considerado para limpeza de tubos. O seu uso regular é mais recomendado em caixas, ralos e acessórios que acumulam água para evitar a proliferação de microorganismos nocivos e, até mesmo, a criação de mosquito da dengue.

- Produtos químicos fortes são efetivos.

Parcialmente verdade. Alguns produtos químicos podem, de fato, contribuir para a desobstrução de tubulações. Porém, podem ser tão agressivos que, além de eliminar o que está interferindo na passagem de água ou esgoto, podem também danificar as tubulações.

- Borra de café entope a tubulação

Verdade. A borra de café descartada na pia pode, com o tempo, agregar e acumular na gordura existente da tubulação e obstruir a passagem da água e esgoto. Em cozinhas residenciais esse processo pode levar mais tempo do que em cozinhas profissionais onde o uso pode ser maior. De qualquer forma, o ideal é que o descarte da borra de café seja direcionado para o lixo, ou outros fins, como em vasos de plantas, por exemplo.

- A caixa de gordura é o item ideal para não entupir tubulações

 Verdade. A caixa de gordura é um acessório essencial e indispensável para impedir que resíduos e gorduras que provenientes do uso da pia possam se sedimentar ao longo das tubulações, causando entupimentos.

Mito ou verdade bônus:

- A Amanco Wavin foi a primeira empresa a do mundo a criar tubulação de pressão de PVC?

 Verdade. Isso aconteceu em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje, a Wavin está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Amanco Wavin não apenas foi a precursora dos sistemas de tubulação de pressão em PVC como continua oferecendo soluções de altíssima qualidade com base no material, para as mais diversas utilizações prediais e industriais.

 

Guilherme Almeida <guilherme.almeida@ketchum.com.br>

Publicidade