Programa de Água, Saneamento e Higiene contribui com escolas

Em 2024, nove escolas do bairro Colônia Antônio Aleixo serão contempladas no projeto, beneficiando mais de 3.800 crianças


O Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social do Grupo Tigre, multinacional brasileira, líder em soluções para construção civil, infraestrutura e cuidado com a água, apoiará iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio do Programa de Água, Saneamento e Higiene (da sigla em inglês, WASH), para contribuir com escolas com menor índice de cobertura relacionada ao acesso a serviços de esgotamento sanitário ou banheiros adequados do bairro Colônia Antônio Aleixo, localizado em Manaus (AM). Com o projeto, a partir de março, mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, mais três escolas serão beneficiadas com melhorias de infraestrutura relacionadas ao acesso seguro à serviços de água, saneamento e higiene.  

Tendo em vista as ações a serem implementadas em 2024, mais de 3.800 crianças terão acesso a escolas com serviços de água, saneamento e higiene e cerca de 100 profissionais e gestores educacionais serão capacitados e estarão envolvidos nas ações do projeto. Além disso, 2.000 meninas em fase menstrual já tiveram acesso a kits de higiene e receberam orientações sobre o período menstrual. 

"As unidades escolares foram escolhidas por terem acesso reduzido a serviços de esgotamento sanitário ou banheiros inadequados para o uso seguro no Amazonas. Essa é uma parceria muito importante para nós, pois a Tigre entende a importância da universalização do saneamento para transformar vidas, promovendo saúde e preservando o meio ambiente, além de atuarmos continuamente para promover o acesso à água e soluções inovadoras", esclarece Otto von Sothen, presidente da Tigre e conselheiro consultivo do UNICEF Brasil. 

De acordo com o estudo "As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil", publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2023, no Amazonas, 71,4% de crianças e adolescentes são privados de saneamento e vivem em casas com banheiro compartilhado, fossa rudimentar, casa sem banheiro ou vala a céu aberto. Além disso, 16,7% estão privados do acesso a água segura, ou seja, vivem em casas com água de poço, fonte ou nascente, ou não recebem água canalizada e têm apenas água da chuva ou sem procedência conhecida. 

"A falta de acesso adequado a água potável e saneamento impacta diretamente crianças e adolescentes mais vulneráveis. Ter acesso a água de qualidade e banheiros nas escolas é fundamental para garantir o direito à educação e para que meninas e meninos possam aprender, brincar e se desenvolver com saúde, além de promover estratégias voltadas para a dignidade menstrual", explica Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF no Brasil. 

A parceria do Grupo Tigre com o UNICEF iniciou em 2022 com a instalação de 500 lavatórios em escolas do Norte e Nordeste, considerando o fortalecimento de ações relacionadas às práticas de higiene por meio da lavagem de mãos. Em 2023, se deu início ao projeto em Manaus, que envolve nove escolas, onde serão beneficiadas até o final deste ano, cerca de 3.897 crianças com acesso a escolas com serviços de água, saneamento e higiene. Além de, 2.650 meninas que menstruam que receberam os kits de higiene menstrual e 5.300 pessoas receberam produtos de higiene. 

"Levar saneamento às escolas é um desafio e a Tigre tem orgulho em poder contribuir com esse projeto. Identificamos diariamente oportunidades, em especial pelo Marco do Saneamento, de levar água potável e saneamento à população mais vulnerável, principalmente às crianças e aos jovens. Por isso, fazer parte disso é o nosso compromisso diário", finaliza Otto von Sothen. 

Vinicius Fernandes <vinicius.fernandes@edelman.com>

Publicidade