CETESB emitiu LP para implantação de uma Central de Reciclagem e Valorização de Resíduos

CETESB emitiu Licença Prévia do empreendimento, em 04/03, que atesta a viabilidade ambiental do projeto


A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo emitiu, em 04/03, a LP – Licença Prévia para implantação de uma CRVR – Central de Reciclagem e Valorização de Resíduos, no município de Promissão, na região de Araçatuba. O empreendedor, que solicitou a licença prévia – que atesta a viabilidade ambiental do projeto – é a Terasa – Tietê Energia Renovável e Ambiental Ltda..

Conforme os especialistas do setor de Apoio em Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos, da diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da Companhia, futuramente, após a emissão das Licenças de Instalação e de Operação, e o início efetivo das atividades, o gerenciamento adequado de resíduos, assim como sua disposição regular vão representar um ganho ambiental não só para Promissão, mas também para toda a região.

De acordo com o projeto básico, a planta contemplará unidades para o tratamento e disposição final, tais como a Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos, para separação de recicláveis e produção de Combustível Derivado de Resíduos, a partir de resíduos orgânicos secos – móveis pós-consumo, podas de árvores, “pallets”-, reduzindo significativamente o volume de resíduos dispostos em aterros, além da implantação do aterro para a disposição dos rejeitos de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos a serem processados no local.

Para a emissão da licença consideraram-se, ainda, a indisponibilidade de aterros com vida útil e capacidade de recebimento diário suficiente para atender aos municípios da região, a longa distância de aterros adequados para tais municípios e a localização ao lado de rodovias de fácil acesso, como a SP-300. O investimento estimado é de R$ 20,41 milhões e a implantação e operação da Central deverão gerar 91 novas vagas de trabalho.

Para os técnicos da Agência Ambiental Paulista, levando-se em consideração as unidades destinadas ao beneficiamento dos Resíduos da Construção Civil e de Resíduos Orgânicos Secos, e, ainda, a possibilidade de implantação de novas tecnologias no local, a CRVR se apresenta em consonância com as Políticas de Resíduos Sólidos no que se refere ao gerenciamento dos resíduos sólidos Classe II.

CETESB emitiu LP para implantação de uma Central de Reciclagem e Valorização de Resíduos

Configuração do maciço de resíduos

Publicidade