SDW inova na missão de acelerar o acesso à água potável e ao saneamento básico no semiárido brasileiro
IC Comunicação -
Startup socioambiental adota sistema low-code SAP Build em nuvem e, sem experiência, cria aplicativo com inteligência artificial para impactar comunidades
A Sustainable Development & Water for All (SDW) inovou na missão de acelerar o acesso à água potável e ao saneamento básico no semiárido brasileiro. A startup socioambiental adotou a solução low-code SAP Build e, sem experiência, criou seu próprio aplicativo para acelerar pesquisas, automatizar processos e agregar IA nos movimentos de suporte às comunidades carentes. Geralmente, para leigos, essa tecnologia serve à criação de sites com fins comerciais. Para propósitos de inclusão e diminuição das desigualdades o feito é raro.
A SDW é reconhecida internacionalmente por sua atuação a favor da vida, disponibilizando equipamentos simples de desinfecção da água de cisternas por meio da radiação solar; dessanilizadores para tratar água salgada; banheiros secos, sem necessidade de descarga para remoção de dejetos e patógenos; sistemas de escoamento e tratamento de esgoto doméstico por meio do círculo de bananeira; e tratamento de esgoto por meio de biodigestão. A startup desenvolve projetos socioambientais de diagnóstico das necessidades, capacitação, implantação de produtos sustentáveis e monitoramento de resultados.
Já são mais de 25 mil pessoas impactadas, atuação em 15 estados brasileiros, principalmente em regiões semiáridas do Nordeste. A SDW soma 2 mil produtos entregues, 40 milhões de litros de água tratada, 6 milhões de litros de água salva, 70 comunidades impactadas e 76% de diminuição de doenças por conta da qualidade da água nas comunidades atendidas. Mas o objetivo é tornar mais ágil o acesso à água potável e ao saneamento básico em regiões carentes do Brasil.
“Agora contamos com a solução SAP, personalizada, intuitiva, automatizada, sempre disponível, que integra dados por APIs. Estamos cobertos para atuar com maior mobilidade, dinamismo, fluidez de dados e produtividade. Isso faz uma diferença gigantesca em escala e expansão das atividades”, comemora a fundadora da SDW, Anna Luísa Beserra, premiada pela ONU na categoria Jovens Campeões da Terra, em 2019, em razão do relevante projeto de impacto socioambiental da startup.
O processo de coleta de informações da SDW nas comunidades carentes era moroso, realizado por um aplicativo complexo e que eventualmente perdia conexão com a Internet. A solução SAP abre portas: permite a não profissionais de TI desenvolver aplicativos capazes de captar, tratar, entregar insights e permitir melhores análise e gestão de dados. O sistema também assegura a integração com outros softwares de gestão, como o ERP SAP S/4HANA e a SAP Sustainability Control Tower, soluções usadas por muitos dos clientes da SDW, facilitando a colaboração entre as partes.
“A ferramenta agrega valor à medição do impacto nas comunidades, pois traz informações mais assertivas. Nossos relatórios foram transformados: temos indicadores abrangentes das nossas atividades. Já que dados contam histórias, estamos bem felizes e ansiosos pelas próximas etapas”, expressa Anna Luísa Beserra.
Propósito e sinergia
A SDW venceu em 2020 o Social Innomarathon, competição regional organizada pela SAP, em parceria com o Social Lab, para promover o empreendedorismo aliado à tecnologia com fins de impacto social na América Latina.
Atualmente, o Conselho Consultivo da SDW conta com lideranças da SAP ajudando em estratégias de crescimento. “Temos de fato uma história com a SAP. Nosso maior cliente, a BRK Ambiental, veio de uma conexão possibilitada pela empresa”, relembra Anna Luísa Beserra.
“Temos enorme orgulho em apoiar a causa de responsabilidade socioambiental da SDW. Acompanhei a evolução da startup, desde a passagem e reconhecimento no nosso laboratório de inovação, até o alcance atual. Tê-la como cliente, agora, habilitando-a para a criação de aplicativos próprios, através de suas equipes de negócio, demonstra propósito e sinergia alinhados na entrega de soluções sustentáveis e um legado para a sociedade”, afirma o vice-presidente de Inovação da SAP América Latina e Caribe, Matheus Souza.
Debora Ornelas <debora.ornelas3@iccom.com.br>