CNM alerta sobre a atualização de dados no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico
Confederação Nacional de Municípios -
Mesmo que o Município tenha cadastro no Snis, é necessário atualizar o cadastro que consta no Portal do Ministério das Cidades.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores sobre a atualização de dados no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico (Sinisa). Isso porque os gestores prestadores dos serviços públicos têm até a esta sexta-feira, 15 de março, para atualizar as informações. O Sinisa substituiu o Sistema Nacional de Informações (Snis), que teve as atividades encerradas em 2023.
Mesmo que o Município tenha cadastro no Snis, é necessário atualizar o cadastro que consta no Portal do Ministério das Cidades.
Para cada vertente do saneamento há um formulário distinto: distinto: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Os formulários possuem cinco blocos para preenchimento, sendo importante que o gestor reúna as informações previamente. São elas:
1) Identificação do seu Estado/Município;
2) Identificação do Setor/Órgão responsável pela prestação da informação (nome/telefone/e-mail/CNPJ/Natureza Jurídica);
3) Identificação do Dirigente do Setor/Órgão responsável pela informação (nome/sexo/telefone/celular/e-mail);
4) Identificação do responsável pelo preenchimento dos formulários de informação do Sinisa (nome/sexo/telefone/celular/e-mail/CPF); e
5) Identificação do responsável substituto pelo preenchimento dos formulários de informação do Sinisa (nome/sexo/telefone/celular/e-mail/CPF).