Passarelli Engenharia anuncia o início das operações do sistema de abastecimento de água da Grande Vitória
RPMA Comunicação -
Empresa atuou na ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi, a ETA V
A Passarelli Engenharia, líder do consórcio Águas da Serra, anuncia o início das operações do sistema de abastecimento de água da Grande Vitória, no Espírito Santo, com uma infraestrutura aprimorada para atender a áreas residenciais, industriais, comerciais e de serviços nos municípios de Vitória, Serra e Fundão. O projeto traz melhorias no sistema de saneamento básico para os mais de 577 mil habitantes da região.
O foco da obra, iniciada em abril de 2021, foi a Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi (ETA V). Localizada no município de Serra, a ETA passou por uma modificação em seu sistema de tratamento, que foi alterado de filtração direta/flotação para um sistema mais robusto, absorvendo grandes variações em relação à turbidez de entrada.
Nessa etapa, foram adicionadas unidades de floculação e decantação para garantir maior resistência às variações na qualidade da água, especialmente em períodos de alta turbidez por causa das chuvas.
“Estamos orgulhosos por concretizar o primeiro projeto no Espírito Santo, contribuindo para o avanço do saneamento básico na região. Continuamos comprometidos em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para atender às necessidades crescentes de infraestrutura em tratamento de água e esgoto. Ao longo de mais de 50 anos de experiência no setor de saneamento, a Passarelli já implementou mais de 15.800 L/S de tratamento de água e mais de 13.500 L/S de tratamento de esgotos”, afirma Bruno Legramandi, gerente de operações na Passarelli Engenharia.
Com a conclusão da obra, a ETA V conseguirá trabalhar em sua capacidade nominal, tratando em média 1.800 litros de água por segundo, ou seja, aproximadamente 155 milhões de litros por dia. Como base de comparação, em uma hora, a ETA V conseguiria encher aproximadamente três piscinas olímpicas ou 6.500 caixas d’água residenciais com sua vazão de tratamento.
O início das operações aconteceu no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e tem por objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. A data foi criada em 1992 pela ONU e é uma oportunidade para refletir sobre a escassez da água e a necessidade de mudança de hábitos para preservar esse recurso tão importante para a vida no planeta Terra.
Marilia Bonifacio <marilia.bonifacio@rpmacomunicacao.com.br>