ANA lança em parceria com o IBRAM o livro Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (ASCOM) -
O encontro, que contou com a participação dos diretores-interinos, Nazareno Araújo e Marcelo Medeiros, além de outros representantes das duas instituições
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou nessa quarta-feira, 3 de abril, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o livro Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração. O encontro, que contou com a participação dos diretores-interinos, Nazareno Araújo e Marcelo Medeiros, além de outros representantes das duas instituições, buscou apresentar inovações tecnológicas na regulação do uso da água e nas atividades minerárias.
A primeira parceria estabelecida entre ANA e IBRAM foi em 2006, e teve como resultado a publicação “A Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineração”. A intenção, naquele momento, foi retratar a interação da água com a mineração, oferecendo elementos para incorporar conceitos de sustentabilidade nas atividades. Segundo a coordenadora técnica e executiva da produção do livro, e especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA, Fernanda Abreu, essa parceria foi fundamental para oferecer um conteúdo robusto à sociedade: “o material produzido reflete a importância da otimização do uso da água, e, portanto, a necessidade de adotarmos práticas de reúso, recirculação e redução de consumo de água”, compartilhou.
O livro contou com a participação de mais de 40 autores, entre servidores da ANA e colaboradores do IBRAM.
Participaram do encontro, o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, o diretor-presidente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Ana Paula Bittencourt, e a diretora do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas, Fernanda Ayres, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Com estratégias que consigam otimizar o consumo da água, considerando o contexto de mudança do clima e da vulnerabilidade climática, a ANA continuará promovendo debates e estudos que ofereçam subsídios para a segurança hídrica do país.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103