Ciclo da reciclagem no Brasil atravessa delicada situação
Letras & Fatos Comunicação -
Representantes do ciclo da reciclagem, parlamentares, economistas e especialistas na área confirmaram presenças
A delicada situação que atravessa o ciclo da reciclagem no Brasil, com a falta de incentivos governamentais, baixos preços dos insumos recicláveis, risco de aumento nos impostos em decorrência da reforma tributária e insegurança jurídica, será amplamente debatida em seminário promovido pelo Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), dia 8 de maio, em Brasília. O tema do evento é Reciclagem Valorizada, Sustentabilidade Equilibrada.
Representantes da cadeia produtiva, órgãos governamentais e parlamentares, participarão do evento, que ocorrerá durante todo o dia 8, com palestras e debates. Já confirmaram as presenças no seminário o ministro do STJ Herman Benjamin, ambientalista e professor; Gilberto Carvalho, secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego; e Adalberto Maluf Filho, secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
Também estarão presentes o deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), presidente da Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil, autor de Projeto de Lei nº 4035/2021, que isenta o setor de reciclagem da cobrança de PIS e Cofins; o deputado federal Thiago de Joaldo (PP-SE), vice-presidente da Frente dos Recicladores; o deputado federal Fernando José de Souza Marangoni (União-SP), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Gerenciamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; e o senador Alan Rick Miranda (União-AC), além de representantes de cooperativas de catadores.
Além de parlamentares, haverá a participação do economista Gesner Oliveira, da consultoria GO Associados, que fará palestra com enfoque no tema e na economia circular do Brasil; Adriana Carvalho, editora-chefe de Metais da América Latina, S&P Global Platts; Etelvino Patrício de Medeiros, presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte; e Rodrigo Petry Terra, consultor jurídico e institucional do Inesfa. Davi Bomtempo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marco Polo de Mello Lopes e Maria Cristina Yuan, Instituto Aço Brasil, também foram convidados.
“Vamos debater os caminhos necessários para estimular a atividade essencial ao país na preservação do meio ambiente”, afirma Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa. A entidade representa todos os insumos da economia circular, tais como ferro e aço, papel e papelão, plástico, alumínio, vidro e eletroeletrônicos.
O seminário acontecerá no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Teatro 3, Brasília-DF. Mais informações nas próximas semanas.
SAVE THE DATE. Contamos com a sua presença.
Mauro Arbex
Email: mauro.arbex@letrasefatos.com.br
Fernando Poyares
Email: fampoyares@gmail.com
Marcelo Soderi
Email: marcelosoderi1966@gmail.com