Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa da Aesbe realiza reunião histórica

Pela primeira vez, a CTCI se reuniu em um Estado da região Norte do Brasil, marcando um avanço significativo na inclusão e participação dos estados


Nesta terça-feira (30), em Porto Velho (RO), a Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI) da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) realizou uma reunião histórica. Pela primeira vez, a CTCI se reuniu em um Estado da região Norte do Brasil, marcando um avanço significativo na inclusão e participação dos estados da região. Ao todo, 23 pessoas participaram do encontro, sendo 18 presentes fisicamente e 5 participações online.

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) desempenhou um papel fundamental como anfitriã do evento, com representantes como o presidente Cleverson Brancalhão; a diretora Administrativa e Comercial, Elisandra Loras; o diretor Técnico e Operacional, Lauro Fernandes; e o diretor Financeiro, Messias Maia participando ativamente das discussões. Adir Josefa, presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia, também contribuiu para o debate.

Além dos representantes da Caerd, outros participantes de companhias estaduais estiveram presentes, incluindo Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Companhia de Saneamento do Amazonas  (Cosama), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Um ponto importante é que pela primeira vez uma reunião da CTCI conseguiu reunir um número expressivo de participantes de Estados da Região Norte, com representantes de 5 estados.

A abertura oficial da reunião foi feita pelo presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, e pelo secretário executivo da Aesbe, Sergio Antonio Gonçalves. O presidente da Caerd ficou entusiasmado ao perceber o profundo conhecimento em comunicação interna demonstrado pelos participantes durante a apresentação, defendendo e detalhando as particularidades de cada estatal no Brasil.”Isso me deixou extremamente satisfeito, pois reconheço a importância não apenas da comunicação externa, mas também da interna”, disse.

Além disso, o presidente ressaltou o simbolismo da reunião ser realizada na região norte pela primeira vez. “É muito significativo ver esse grupo de comunicação aqui na região norte, junto com a Aesbe, compartilhando experiências e conhecendo nosso estado. Estou ainda mais contente com a adesão das estatais a essa iniciativa. A gente conseguir trazer cinco estatais da região norte medeixou muito satisfeito. Agradeço a todos por aceitarem o convite e por todo o trabalho realizado com dedicação”, declarou Brancalhão.

O secretário executivo da Aesbe, Sergio Gonçalves, reforçou o papel institucional a Aesbe e a importância da participação dos colaboradores das companhias associadas dentro dos debates técnicos, por meio da atuação nas Câmaras Técnicas. “O trabalho da Aesbe é muito fundamentado no trabalho desenvolvido pelas Câmaras Técnicas, é em ambientes como este que conseguimos estruturar a nossa atuação e tomar decisões importantes. Agradeço imensamente ao presidente Cleverson Brancalhão pelo convite e pela receptividade”, explanou.

A reunião foi coordenada pelo coordenador da CTCI, Leonardo Costa; com auxílio do secretário da CTCI, Paulo Freire, que participou de forma online; da jornalista da Caerd, Rejane Oliveira; e da gerente de Comunicação da Aesbe, Rhayana Araújo. Durante o encontro, foram discutidos temas importantes para o setor, como o acompanhamento do 1º Prêmio Nacional Universalizar, um produto da CTCI, cujo objetivo é reconhecer e incentivar projetos inovadores das companhias associadas. Leonardo Costa, coordenador da CTCI, apresentou os principais pontos necessários para avançar neste projeto, incluindo a definição de categorias de inovação, formação da banca avaliadora e prazos para inscrições.

Outro ponto destacado foi a discussão das ações para a COP30, com ênfase na construção de um plano de comunicação sobre saneamento, formas de fortalecer a pauta nacional e regional e a produção de conteúdo sobre o tema. Além disso, foram apresentados planos editoriais para o segundo semestre, incluindo o Talk Show É Básico e o Podcast É Básico.

A reunião não só promoveu uma troca valiosa de ideias e experiências, mas também fortaleceu os laços entre os estados da região Norte e reforçou o compromisso da associação em promover o desenvolvimento do saneamento básico em todo o Brasil.

 

Publicidade