1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos aprofundou o tema Sustentabilidade em Foco: Gestão de Resíduos de Interesse

Palestrantes destacaram estratégias para reduzir o impacto ambiental dos resíduos plásticos e de animais.


O último painel do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos reuniu, nesta quinta-feira , 9 de maio, diversos especialistas para aprofundar o tema “Sustentabilidade em Foco: Gestão de Resíduos de Interesse”. Os palestrantes trataram sobre gestão sustentável de resíduos, com foco especial em plásticos e resíduos de animais.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, em parceria com a Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o evento marcou a união do 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde.

Com o tema “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes”, o congresso reuniu o 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde. Em três dias (de 7 a 9), foram 12 painéis, além de outras palestras, acompanhadas por um público de cerca de 600 pessoas, presencialmente e online. Confira o álbum de fotos do evento.

No Painel XII teve moderação de José Valverde Machado Filho, consultor para Assuntos Especiais da prefeitura de Mogi das Cruzes. A debatedora foi Fabiana Fiore, professora associada do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Participaram como palestrantes: Elma Polegato, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária – SP, Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do COMASP – Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP e superintendente do ABNT CB002- Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Marcos Helano Montenegro, diretor nacional da ABES, e Antonio Oswaldo Storel Jr, CEO Humuscience.

Os especialistas discutiram, entre outros pontos, estratégias para reduzir o impacto ambiental desses resíduos plásticos e de animais, incluindo medidas de reciclagem, reutilização e conscientização.

Os inscritos no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos poderão acessar todo o conteúdo apresentado durante os três dias por três meses na plataforma do evento.

O 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos contou com os seguintes patrocinadores: Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, UTD Suzano, AST – Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente e Envex – Engenharia e Consultoria, além do apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).

Publicidade