Novas Estações Elevatórias de Esgoto trazem benefícios para esgotamento sanitário

Atibaia Saneamento aponta quais são os principais pontos de obras na cidade


A Atibaia Saneamento é a empresa do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Atibaia e desde 2013 atua no município por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE) para a expansão do sistema de tratamento de esgoto. Localmente, a companhia realiza, além de outras intervenções pontuais, três importantes obras para a construção de novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) na cidade nos bairros Imperial, Alvinópolis II e Parque das Nações.

Os trabalhos informados pela companhia acontecem das 7h às 17h e para a execução não é necessária nenhuma interdição nas vias da Rua Buenos Aires, Wilsom Sales e Alameda Sofia. Com previsão de término da primeira obra em junho e das demais em outubro deste ano, as intervenções em andamento têm como finalidade a implantação das EEEs Onofre 03, Onofre 04 e Alameda Sofia, respectivamente.

De acordo com a Atibaia Saneamento, o funcionamento das Estações de Elevatórias de Esgoto acontecerá por meio de bombas e tanques que aumentam a pressão do efluente doméstico coletado pelas redes e permitem a elevação do fluxo onde há desnível do solo e em locais mais baixos. Dessa forma, o líquido proveniente das casas e comércios de Atibaia podem ser destinados para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) adequadamente.

Além disso, a empresa explica que algumas estruturas possuem ainda equipamentos auxiliares de gradeamento, que fazem também a separação inicial dos resíduos sólidos encontrados no volume de efluente coletado. Atualmente, a operação do Grupo Iguá mantém ativas na cidade 18 EEEs e três ETEs, sendo as obras das estações elevatórias citadas acima intervenções que somarão a esse montante.

“As Estações Elevatórias de Esgoto são primordiais para elevar a cobertura de esgoto local e facilitar a transição do efluente coletado das residências até o correto tratamento em uma ETE. Por isso, investimos cada vez mais nessas estruturas e estamos em obras para garantir maior acesso aos serviços de esgotamento sanitário e à saúde, qualidade de vida e preservação ambiental”, comenta o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

Para acompanhar as principais obras em andamento na cidade, os moradores podem acessar esgotoematibaia.iguasa.com.br e ficar por dentro de todas as informações.

Maria Julia Cabral <mariajulia@sustentar.ag>

Publicidade