Piracicaba é uma das cidades premiadas na categoria Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto pelo ITB
Instituto Trata Brasil -
Entre 2013 e 2022, o município evoluiu cerca de 39,27 pontos percentuais no serviço básico
O Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que busca a universalização do saneamento básico no país, promove em maio a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”. O evento gratuito, realizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem como intuito reconhecer os esforços dos municípios que são destaques positivos na melhoria dos serviços de saneamento básico.
Com evolução notória nos serviços de coleta e tratamento de esgoto, Piracicaba é uma das cidades premiadas na categoria “Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”. Os municípios que simultaneamente apresentam a melhor evolução no indicador de tratamento de esgoto nos últimos 10 anos de dados disponíveis no SNIS (2013–2022) e que atendem às metas de coleta (90% da população) e tratamento (80% da água consumida) de esgoto em 2022.
Tabela 1 – Indicador de coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba
|
Fonte: SNIS 2013/2022
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2013, Piracicaba tratava 60,73% do esgoto gerado e em 2022, o indicador alcançou os 100%. Isso representa uma evolução de 39,27 pontos percentuais. Além disso, o município atende 100% da população com coleta de esgoto.
Para Luana Pretto, Presidente-Executiva do Instituto Trata Brasil, reconhecer tal esforço a partir da premiação “Casos de Sucesso” é uma chance de fomentar a busca pela universalização do saneamento em outras localidades brasileiras através de um exemplo positivo. Uma vez que, levar o acesso pleno aos serviços básicos para os habitantes têm o potencial de transformar uma cidade em vertentes sociais, económicas e ambientais.
“Estamos na 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso” e sempre ficamos felizes por observar destaques positivos na infraestrutura de saneamento básico, em meio a um cenário desafiador que o país tem pela frente. Sabemos que a melhoria do saneamento não acontecerá sem a estruturação de políticas públicas e o engajamento dos agentes da sociedade civil. Em ano de eleições municipais, é fundamental o saneamento estar na pauta e nos planos eleitorais. A universalização dos serviços básicos é uma realidade tangível e existem exemplos no país para mostrar que é possível” - avalia a executiva.
A cerimônia de premiação acontecerá de forma presencial no dia 27 de maio, das 13h30 às 17h, Fundação Getúlio Vargas (FGV) localizada na Avenida 09 de Julho, na cidade de São Paulo (SP). Para saber mais informações sobre como acompanhar o evento, acesse: link.