Prolata Reciclagem celebra o Dia Mundial da Reciclagem com saldo positivo no Rio de Janeiro

Estado fecha o ano de 2023 com o dobro de municípios participantes e meta anual superada


Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, celebra o Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, com saldo positivo no Rio de Janeiro. O Programa concluiu 2023 com 7.124,79 toneladas de latas de aço pós-consumo coletadas nos 20 municípios ativos em todo o Estado, o dobro do ano anterior, superando a meta anual estimada.

O Dia Mundial da Reciclagem foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os materiais utilizados para preservar o meio ambiente. Indo ao encontro dessa proposta, a Prolata está presente nas cinco regiões do Brasil e visa promover a destinação adequada das embalagens de aço pós-consumo.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a atuação do Programa tem garantido resultados positivos. Ativo em 20 municípios do Estado, o dobro em comparação a 2022, totalizou 98 iniciativas em atividade em 2023, contribuindo para a destinação final ambientalmente adequada de latas de aço. Além disso, mais do que cumpriu a meta anual de 3.904,96 toneladas, atingindo 7.124,79 toneladas em volume.

Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem, comenta que o Dia Mundial da Reciclagem é uma importante data para enfatizar e destacar o trabalho realizado pelas cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis. “Desde 2013, buscamos dar continuidade às ações estruturantes realizadas para/com as cooperativas parceiras, incluindo novas formas de apoio e fortalecimento dos grupos. Isso porque eles são uma peça importante na logística reversa e na reciclagem de embalagens em geral”, complementa Thais.

Letícia Gonzalez <leticia@pressaporter.com.br>

Publicidade