Cummins Brasil e o Instituto Trata Brasil promovem o projeto Brincar para Sanear
Textofinal de Comunicação Integrada -
Projeto "Brincar para Sanear" integra agenda do Cummins Water Works
Na Semana do Meio Ambiente a Cummins Brasil e o Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que luta pela conscientização da importância do acesso ao saneamento básico, promovem o projeto "Brincar para Sanear" em três escolas públicas de Guarulhos (SP). Esta ação educacional, que prevê impactar mais de 880 estudantes, tem como objetivo sensibilizar não somente os alunos(as) como também os demais profissionais das instituições de ensino, por meio de atividades lúdicas, sobre o papel crucial do acesso água e dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para a qualidade de vida.
O "Brincar para Sanear" integra as ações do Cummins Water Works (CWW), programa estratégico global para fortalecer comunidades por meio de água sustentável e para discutir a crise hídrica global que tem efeitos negativos diretos na saúde, educação, igualdade de gênero e no crescimento de economias inteiras. "O Brasil está entre os países prioritários para o CWW e o "Brincar para Sanear" nesta agenda representa um importante passo para avançarmos", afirma Soraia Senhorini Franco, gerente executiva de Responsabilidade Corporativa da Cummins.
O papel da conscientização sobre a importância do saneamento é crucial para munir os jovens na luta pelo avanço dos serviços básicos. Nesse sentido, ações de educação ambiental, como o "Brincar para Sanear", visam transformar os estudantes em multiplicadores do conhecimento junto aos seus círculos familiares e sociais diante do cenário nacional que aponta mais de 32 milhões de habitantes sem acesso a água potável e cerca de 90 milhões convivendo sem o saneamento básico.
As atividades do projeto em Guarulhos (SP) serão promovidas nas escolas E.E Vitor Civita, E.E Comandante João Ribeiro de Barros e E.E Sebastiao Walter Fusco, por meio de 11 apresentações realizadas pelos funcionários da Cummins (colaboradores voluntários) e pela equipe da Trata Brasil.
Cummins Water Works - Implantado no Brasil em 2021, o CWW é impulsionado na região por meio de parcerias com duas ONGs especialistas nestes grandes temas sociais: a The Nature Conservancy (TNC) e a Water.org, empenhadas em enfrentar as crises mais urgentes juntamente com as ações lideradas pelo time de colaboradores voluntários. Nestas parcerias, o investimento social é realizado pela Fundação Cummins e cada ONG possui suas metas, além de trabalharem de forma diversa. A Water.org, por meio de microfinanciamento, é responsável por levar água às comunidades mais carentes, ou seja, o foco é no usuário final. Já a TNC foca diretamente na conservação de nascentes e mananciais para redução de erosões e maior retenção de água.
Este programa, chamado "Fundo de Água de São Paulo", também conta com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global e da Water Resilience Coalition (WRC) visando assegurar a segurança hídrica nas bacias prioritárias que apresentam forte escassez na região metropolitana da cidade. A iniciativa promove a conservação e restauração florestal, melhores práticas no uso do solo e saneamento rural em áreas prioritárias nas bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), Alto Tietê e Paraíba do Sul (parte da porção paulista).
Desde a implantação no Brasil, as ações da Cummins juntamente com a Water.org beneficiaram mais de 300 mil pessoas por meio de 85 mil microcréditos liberados e aproximadamente 1200 estudantes engajados com temas de conscientização ambiental. A parceria entre TNC promoveu a restauração de 31 mil hectares, com foco na preservação de mananciais, ação que inclui plantio de árvores, instalação 105 fossas sépticas para melhora na preservação das nascentes, resultando na conservação e benefício em torno de 352.000 m3 de água.
TEXTOFINAL <sistemas@comuniquese2.com.br>