Projeto Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo
Bowler -
Proposta de Manuel Nunes Neto é monitorar a qualidade da água em comunidades carentes a partir de uma ferramenta portátil de baixo custo
O projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo” foi o vencedor da etapa brasileira deste ano do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP). O responsável é o estudante Manoel Nunes Neto, de 17 anos, do Colégio São Francisco de Sales Diocesano, no Piauí. A Scania, referência mundial em soluções de transporte e logística sustentável, apoia a premiação pelo quinto ano. A agenda se alinha aos propósitos da empresa na busca por soluções para transformar o mundo em um lugar melhor para essa e as próximas gerações, se conectando com sustentabilidade, diversidade e inovação. É, também, uma oportunidade para democratizar o acesso à ciência.
O Rover Aquático é um equipamento autônomo para monitoramento de qualidade da água, que consiste em um barco com sensores que medem parâmetros da água, como pH, turbidez, temperatura e oxigênio dissolvido útil – projeto que pode beneficiar especialmente regiões carentes por conta do seu baixo custo. A ideia surgiu quando Manoel teve acesso a diversas notícias em telejornais que mostravam o sofrimento das comunidades ribeirinhas por conta da poluição, causada principalmente por metais pesados como o mercúrio.
Para utilizá-lo, deve-se inserir a área que deseja monitorar e receber todas as informações automaticamente durante seu funcionamento - via computador ou celular. Essa proposta promete revolucionar a forma como o monitoramento é realizado tanto por órgãos públicos quanto privados.
Após a etapa Brasil, vem o desafio internacional da premiação
A fase nacional é organizada desde de 2017 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Câmara Comércio Sueco Brasileira. Mas, a iniciativa foi criada pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), em 1997, e hoje conta com a participação de milhares de jovens entre 15 e 20 anos, que representam mais de 40 países, estimulando a pesquisa e ideias inovadoras, frente aos desafios na busca por um mundo sustentável.
A etapa internacional acontece durante a Semana Mundial da Água, em Estocolmo (Suécia), entre 25 e 29 de agosto, quando os finalistas desses 40 países concorrem em 3 categorias; Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, Diploma de Excelência e Voto Popular.
“A Scania tem muito orgulho em apoiar o Prêmio Jovem Água. Em 2023 estive em Estocolmo na final internacional e pude ver de perto o resultado de tudo que a gente traz ao Brasil com esse projeto. Incentivo à inovação, educação e valorização de um mundo melhor.” disse Patrícia Acioli, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Scania Operação Industrial, que esteve ao lado de outros palestrantes no painel “ODS na prática e os Desafios para o enfrentamento das mudanças climáticas”, realizado na cerimônia de divulgação do projeto vencedor da etapa Brasil do prêmio.
Compromisso Scania com o uso racional da água
A Scania foi a primeira empresa do setor automotivo da região, e uma das poucas indústrias locais, a contar com a própria Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Entre os objetivos está colocar a sustentabilidade em prática e tratar os efluentes industriais e domésticos gerados para que a água desse processo possa ter a pureza necessária e seja reutilizada. Outros benefícios da estação são o tratamento de 85% dos efluentes para reuso na própria unidade e a eliminação de despejo de esgoto sem tratamento.
Em 2023 a Scania passou a fazer parte do Movimento +Água (maior mobilização do país voltada à universalização do saneamento e segurança hídrica). O movimento está ligado ao Pacto Global da ONU no Brasil e fazer parte dele significa estar conectados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 6 - Água Potável e Saneamento, que visa garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos (as).
Para mais informações, por favor contatar:
Assessoria de Imprensa Scania Latin America
Rachel Cardoso
Scania Latin America
Daniel Moraes
daniel.moraes@scania.com
Scania Brasil
Carlos Eduardo Biagini