Hidrogênio Verde emerge como uma solução promissora

Conheça o Potencial do Hidrogênio Verde e o Papel das Válvulas da GEMÜ neste processo


No cenário global de busca por alternativas energéticas mais limpas e sustentáveis, o Hidrogênio Verde emerge como uma solução promissora. Diferentemente do carvão e do petróleo, que deixam resíduos de carbono no ar, essa forma de energia limpa emite apenas vapor d’água.

Descoberto em 1766, o hidrogênio já foi utilizado como combustível para carros, dirigíveis e naves espaciais. O termo “verde” é atribuído ao hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água utilizando energias renováveis ou de baixa emissão de gases.

Estudiosos do setor afirmam que o Brasil revela potencial técnico considerável para gerar aproximadamente 1,8 bilhão de toneladas de hidrogênio por ano. Os números foram divulgados pelas Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Além disso, a produção de hidrogênio verde pode criar até dois milhões de empregos anualmente em todo o mundo, de 2030 a 2050, representando uma oportunidade significativa para países em desenvolvimento. Encarar os desafios de como, quando e o que fazer para alcançar essa produção, elevar a competitividade nacional e contribuir para a transição energética, bem como para a redução das emissões de gases de efeito estufa, tornam-se prioridades para o setor.

Neste contexto, a segunda edição da Hydrogen Expo South America, realizada nos dias 5 e 6 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, reuniu entidades do setor com o objetivo de elaborar em conjunto soluções para fortalecer o mercado de H2V no Brasil. Este ano, o evento registrou aumento de 30% tanto de expositores, quanto de público com relação ao ano passado e atraiu a participação de mais de 3.000 profissionais do setor. Entre as palestras mais esperadas, destacou-se a da multinacional alemã GEMÜ do Brasil. O especialista Everton Meirelles de Freitas dos Santos, responsável pelo setor de vendas Externas para o Estado do Rio de Janeiro, falou sobre ‘Válvulas do Futuro - uma palestra sobre Hidrogênio Verde’. Ele destacou que “O hidrogênio é um mercado que vem crescendo ao longo dos anos, e a GEMÜ está otimista com essa transição energética, pois a utilização do Hidrogênio surge como uma solução para descarbonização da indústria”.

Diante do crescente interesse e demanda por energia limpa, o Hidrogênio Verde emerge como uma alternativa promissora, contribuindo não apenas para a redução das emissões de carbono, mas também para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente. Com sua expertise e compromisso com a qualidade, a GEMÜ firma-se como uma parceira confiável nessa jornada rumo à transição energética.

Cristina Torelli_Smartcom (cristina.torelli@smartcom.net.br

Publicidade