Semana do Meio Ambiente 2024 teve como tema central: Saneamento para a Amazônia no contexto da COP 30
ABES -
Realizado em Belém, de 3 a 7 de junho, o evento contou com roda de conversa, cursos e visita técnica à Planta de Biogás proveniente de aterro sanitário
Entre os dias 3 e 7 de junho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Pará (ABES-PA) realizou a Semana do Meio Ambiente 2024. O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Pará (Crea-PA), em Belém (PA).
Em sua 18ª edição, o evento teve como tema central “Saneamento para a Amazônia no contexto da COP 30”, destacando a importância do saneamento rural e suas especificidades na região amazônica.
A programação contou com a Roda de Conversa com o tema “Saneamento Rural: Painel de experiências para Amazônia”, com palestras de Rose Caldas, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA); Me. Davi Cavalcante, presidente ABES-PA; Valdinei Mendes, professor do IFPA e vice-presidente ABES-PA.
Estiveram presentes no evento, membros da diretoria da ABES-PA, representantes de empresas mantenedoras (Hidrosam; Guamá Tratamento de Resíduos; Terra Meio Ambiente; Terraplena e ServPred) e autoridades.
O evento contemplou o curso “Saneamento e promoção da saúde: uma combinação estratégica para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Amazônia”, ministrado pela professora Drª. Cezarina Nobre, na sede do CREA-PA. A programação de aulas abordou os tópicos: saneamento: conceito e marco legal; Tecnologia Social (TS): conceito; TS em Saneamento; Promoção da Saúde (PS) e Saneamento; TS em saneamento e PS na Amazônia e para a Amazônia; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); ODS correlatos ao saneamento, sua importância e promoção na Amazônia.
Durante a semana também aconteceu o curso “Biogás para geração de energia”, ministrado pelo Eng. Me e presidente da ABES-PA, Davi Cavalcante de Oliveira. O curso foi realizado em parceria com a Guamá Tratamento de Resíduos, CREA-PA e a ABES Seção Pará.
A programação foi rica em aprendizado e troca de conhecimentos sobre:
• Conceitos básicos e atributos do biogás.
• Panorama e visão geral do biogás.
• Processo de conversão da biomassa e do biogás.
• Cadeia produtiva do biogás e tipos de tratamento.
• Biodigestores: conceitos e tipos.
• Tecnologias de geração de energia: Grupo gerador a biogás (ciclo Otto), turbina a gás, tecnologia de caldeira com queimador a biogás e turbina a Vapor (cogeração).
• Potencial do biogás na Amazônia.
• Arranjos tecnológicos coletivos.
• Alternativas para a geração de eletricidade utilizando o biogás.
• Aspectos legais da micro e minigeração.
• Cases internacionais, nacionais e locais de geração de energia por meio do biogás.
No encerramento do curso, aconteceu uma visita técnica à Planta de Biogás proveniente de aterro sanitário para Geração de Energia da Unidade da Guamá Tratamento de Resíduos da Região Metropolitana de Belém. Os participantes conheceram todo o processo operacional, monitoramento e manutenção da planta, o que reforçou ainda mais o entendimento sobre a importância e o potencial do biogás na região.
Essa iniciativa promove o desenvolvimento sustentável do Pará e da Amazônia, destacando-se como um exemplo inspirador de inovação e responsabilidade ambiental para o tratamento dos resíduos gerados na Amazônia e no mundo.