Um desafio comum a muitas indústrias, além das questões ambientais, é o alto custo de transporte desse material, por isso a desidratação é benéfica
O tratamento do lodo nas indústrias passa por duas etapas: espessamento e desidratação. A primeira remove parte da água, aumentando a concentração de sólidos, enquanto a desidratação remove mais água, reduzindo significativamente o volume do material. Para que o descarte adequado seja viável, o material deve passar por um processo de desidratação que remove o excesso de umidade, o que também permite seu reaproveitamento em outras aplicações, como produção de fertilizantes ou biogás como fonte de energia renovável.
Um desafio comum a muitas indústrias, além das questões ambientais, é o alto custo de transporte desse material, por isso a desidratação é benéfica, pois permite reduzir ao máximo o volume de lodo - quanto mais seco, mais fácil é manuseá-lo e menor será o custo de removê-lo.
As empresas têm procurado utilizar o lodo desidratado de forma a minimizar significativamente o impacto ambiental, reduzindo o volume de resíduos enviados para aterros e diversificando o uso de matérias-primas na indústria de celulose, por exemplo, reduzindo os impactos ambientais com baixo desperdício e reduzindo o uso de materiais não renováveis.
É neste contexto que a ANDRITZ Separation tem investido progressivamente no desenvolvimento de tecnologias e equipamentos sustentáveis ??para diversos setores da indústria, proporcionando qualidade, menor impacto ambiental e eficiência energética.
Como resultado desse compromisso, a empresa oferece ao mercado soluções para bombeamento, gradeamento, espessamento, desidratação e secagem de lodos municipais e industriais, transformando resíduos em potenciais fontes de combustíveis alternativos em diversas indústrias. Um exemplo desta aplicação é a sua utilização como combustível em caldeiras de recuperação de calor, o que contribui para a eficiência energética na produção de celulose.
Tecnologias ANDRITZ
Com alta capacidade de resultados, o portfólio de equipamentos da ANDRITZ Separation incorpora tecnologia de ponta, proporcionando desempenho superior com baixos custos operacionais e de energia para processos de desidratação e secagem utilizando Centrífugas Decanter, C-Prenses, filtro esteira, filtros prensa e um ampla gama de secadores.
“Esses equipamentos são desenvolvidos visando menor desgaste, maior facilidade de manutenção, otimização da eficiência energética e maior vida útil das peças – cerca de 20 anos. Além disso, possuímos em nossas fábricas plantas piloto de secagem que nos permitem analisar o processo de secagem, dimensionar o equipamento ideal para nossos clientes e dar as garantias necessárias ao projeto", explica Rafael Evaristo, coordenador de vendas da ANDRITZ.
Um exemplo é a cidade de Fort Worth, EUA, que utiliza uma solução da ANDRITZ para tratar biossólidos, resultando em um produto final de baixo odor e baixo volume, o que trouxe redução de transporte e custos. A linha completa de equipamentos como espessadores, centrífugas e secadores transformam o biossólido úmido em um produto seco peletizado, reduzindo em mais de 70% o total de resíduos gerados. Este processo da ANDRITZ é benéfico para o meio ambiente e para o processo de tratamento de águas residuais.