Peça teatral Água à Vista leva estudantes a participarem de uma verdadeira experiência interativa

Espetáculo foi visto por mais de 600 alunos das escolas estaduais Carlos Gomes e Padre Geraldo Lourenço, de Campinas e Aguaí, respectivamente


Nesta semana, a peça teatral Água à Vista, da Companhia de Teatro Parafernália, levou mais de 600 estudantes das cidades de Campinas e Aguaí, a participarem de uma verdadeira experiência interativa. A peça - realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Renovias Concessionária -, convidou o público a entrar em cena, tornando-os parte do espetáculo.

“É muito importante pensar no futuro agora”, afirmou o estudante Matheus Viana Cunha, aluno da Escola Estadual Padre Geraldo Lourenço. “Trazer esse tema para a escola me fez refletir bastante sobre a importância de cuidar da água enquanto ainda somos jovens”, completou.

Ambientada no futuro, o espetáculo contou a história de um aventureiro e dois cientistas que, presos em 2070, buscam soluções para a falta de água na Terra. “Com a ajuda de um guia ‘celestial’, e dos próprios estudantes, o público é inserido no processo criativo. Dessa forma, o envolvimento ajuda muito no processo de compreensão e conscientização ambiental”, explica o coordenador da Cia de Teatro Parafernália, João Paulo Vital.

Para a professora Raquel Rodrigues, o teatro tem uma função importante no aprendizado dos alunos. “A preservação ambiental é um tema tão presente nos dias de hoje e a mensagem transmitida na peça foi inspiradora. Gostei de ver os alunos participando e tendo a oportunidade de refletir sobre questões importantes de forma criativa e envolvente”, parabenizou a vice-diretora.

Além dos alunos da Escola Estadual Padre Geraldo Lourenço, de Aguaí, a peça também foi apresentada para os alunos da Escola Estadual Carlos Gomes, de Campinas.

A montagem deste ano, que chega a 10ª temporada, já foi vista por mais de 3 mil pessoas em oito cidades do interior de São Paulo. Além disso, o projeto Água, Nosso Bem Mais Precioso II, o qual integra também a distribuição de cartilhas educativas, contribui para o cumprimento de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo Educação de Qualidade, Água Potável e Saneamento, e Ação Contra a Mudança Global do Clima.

A turnê do espetáculo Água à Vista já passou por Aguaí, Campinas, Mogi Guaçu, Mococa, Estiva Gerbi, São José do Rio Pardo, Águas da Prata e Santo Antônio de Posse. Ainda no segundo semestre, o espetáculo será apresentado nas cidades de Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Holambra, Itobi, Jaguariúna, Mogi Mirim, São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul.

Ricardo Gonçalves (imprensa@teatroparafernalia.com.br)    

Publicidade