Toronto sedia o Congresso e Exposição Mundial da Água da Associação Internacional da Água

Esse evento reúne atores centrais do setor de recursos hídricos, como aqueles focados em saneamento básico, indústria, agricultura, arquitetos e planejado


Entre 11 e 15 de agosto, a cidade canadense de Toronto sediará o Congresso e Exposição Mundial da Água da Associação Internacional da Água (IWA na sigla em inglês). Esse evento reúne atores centrais do setor de recursos hídricos, como aqueles focados em saneamento básico, indústria, agricultura, arquitetos e planejadores urbanos, especialistas em solo e água subterrânea, hidrólogos, cientistas sociais, o setor de Tecnologia da Informação, entre outros públicos. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa do Congresso e Exposição Mundial para discutir temas de saneamento básico e inovação com especialistas de outros países.

Na terça-feira, 13, o diretor da ANA Filipe Sampaio participou do 9º Fórum Internacional de Reguladores de Água (9º IWRF na sigla em inglês), cujo tema é O Caminho para 2030: o que o Futuro Reserva para os Reguladores de Água e Saneamento, que integra a programação do Congresso. Sampaio discursou no painel Aproveitando o Potencial das Colaborações: Explorando as Interações Críticas entre Reguladores de Água e Saneamento e Entidades Regulamentadas em um Mundo em Mudança. Também participou desse debate o representante neozelandês da instituição Águas Nova Zelândia, Gillian Blythe, e o painel foi moderado pelo suíço Robert Bos, da IWA. 

Também na terça, a coordenadora de Governança das Entidades Reguladoras da ANA, Lauseani Santoni, participou do painel Desbloqueando Novas Oportunidades para Inovação, Resiliência e Eficiência na Regulamentação de Água e Saneamento. A discussão também ocorreu dentro da programação do 9º Fórum Internacional de Reguladores de Água e contou, ainda, com a participação da representante da instituição África Oriental e Meridional Água e Saneamento (ESAWAS na sigla em inglês), da Zâmbia, Yvonne Magawa. Esse painel também teve a moderação de Robert Bos. 

A coordenadora de Regulação de Drenagem Urbana da ANA, Maria Elisa Costa, representará a instituição nesta quarta-feira, 14, em sessão do 6º Fórum de Líderes Emergentes da Água, que promove a discussão sobre como integrar efetivamente soluções digitais e de Inteligência Artificial (IA) a práticas tradicionais de gerenciamento de recursos hídricos para atender aos desafios atuais e futuros da água. Maria Elisa apresentará o tema Preparando-se para a Era Digital: Habilidades e Experiências Essenciais. Na mesma sessão, representando o Programa Digital de Água da IWA Subgrupo China, Dongjian Xu abordará a temática Integrando Dados e IA no Setor da Água: Identificando Rupturas e Inovações.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) 
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) 
(61) 2109-5129/5495/5103 

Publicidade