Sabesp faz um alerta sobre o uso consciente da água
FSB Comunicação -
Sabesp reforça abastecimento com sistema integrado e plano de ações; veja dicas de uso responsável
Com a nova realidade climática, que neste ano antecipou o período de baixa incidência de chuvas, a Sabesp faz um alerta sobre o uso consciente da água no Guarujá (e distrito de Vicente de Carvalho) e em Bertioga. Os mananciais desses municípios vêm registrando menos precipitações. De fevereiro a junho, houve 35% menos chuvas do que no ano passado.
Para reduzir os reflexos aos consumidores, a Companhia vem operando o sistema integrado da Baixada Santista. O abastecimento no Guarujá, feito diretamente da captação nos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim, está sendo reforçado por uma tubulação subaquática ligada ao sistema de Santos.
A Sabesp investe continuamente em seus sistemas e trabalha em conjunto com a prefeitura para o aperfeiçoamento da infraestrutura do município, com desafios grandes como ocupações irregulares e temperaturas atípicas para esta época do ano. Em outubro, foi entregue uma nova captação de água no rio Trindade, além de 4,5 km de adutora e um sistema de bombeamento, reforçando em até 100 litros de água por segundo a capacidade da Estação de Tratamento de Água (Jurubatuba), que atende Guarujá e Vicente de Carvalho.
Foi realizado também um grande programa de renovação de infraestrutura e combate a perdas com foco sobretudo em Vicente de Carvalho, que trouxe mais eficiência ao sistema de abastecimento. Uma nova série de ações de combate a perdas no Guarujá teve início em agosto, com pesquisas, reparos, substituição de hidrômetros e ramais, regularização de ligações, entre outras iniciativas.
A Companhia tem um plano de mobilização para abastecer com caminhões-tanque, de forma emergencial, os imóveis com a caixa-d’água obrigatória. Nas duas cidades, está trabalhando em ações técnicas, como pesquisa e reparo de vazamentos, vistoria em imóveis, controle de pressão na rede e reforço das equipes operacionais.
Outra medida em andamento é a construção de reservatórios em Guarujá e Bertioga. Em Guarujá, o reservatório Morrinhos, com capacidade para 10 milhões de litros de água tratada, tem previsão de entrega neste trimestre. Em Bertioga, o reservatório Mogiano poderá armazenar 5 milhões de litros e sua conclusão está prevista para o quarto trimestre.
Turistas também têm papel importante por meio do uso consciente da água, um bem finito que tem causado preocupação em virtude das mudanças climáticas. Algumas dicas simples podem trazer muita economia:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
7. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
8. Não use água corrente para descongelar alimentos.
Mais informações no link: Link
Comunicação Sabesp (mateus.blanco@fsbcomunicacao.com.br)