Iguá Saneamento foi reconhecida pela International Water Association
LAM Comunicação -
Pela segunda vez, companhia é condecorada por suas ações de adaptação, mitigação e liderança no Climate Smart Utilities Recognition Programme
A Iguá Saneamento, uma das principais empresas privadas do setor, foi reconhecida, pela segunda vez, pela International Water Association (IWA) por seu programa inovador de enfrentamento às mudanças climáticas e ações efetivas para a redução dos gases de efeito estufa. Este reconhecimento considera o Grupo Iguá como uma empresa Climate Smart (Inteligente em Termos Climáticos) e reafirma o compromisso da companhia com uma gestão responsável baseada nos eixos Segurança Hídrica, Eficiência na Gestão do Ciclo da Água, Responsabilidade na Coleta e Tratamento de Esgoto e Respeito às Pessoas.
A Iguá foi um dos três cases de sucesso da categoria achievers, em que 12 empresas foram destacadas por apresentarem progressos relevantes na agenda climática, e a única empresa brasileira do ramo de saneamento urbano a receber o prêmio desta categoria. Realizada desde 2022, a iniciativa da IWA destaca a trajetória de instituições de saneamento básico que implementaram ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas e que tomaram a dianteira nos esforços por adaptação e descarbonização global. Em razão do reconhecimento novamente conquistado, a Iguá foi selecionada dentre as empresas de saneamento mais inspiradoras e esteve presente na edição 2024 do Congresso Mundial da IWA, que aconteceu entre 11 e 15 de agosto, em Toronto, no Canadá.
“Este reconhecimento não apenas valida nossos esforços no enfrentamento às mudanças climáticas, mas nos inspira a continuar inovando e construindo soluções que garantam um futuro mais sustentável para as nossas operações e para o Brasil”, afirma Péricles Weber, Diretor Executivo de Operações da Iguá.
Para participar da seleção deste ano, a Iguá relacionou uma série de indicadores de dados que demonstram a evolução em liderança, mitigação e adaptação nos últimos 2 anos. Além desse material, a concessionária inscreveu dois artigos técnicos, entre eles o estudo de riscos e oportunidades climáticas desenvolvido para a operação do Rio de Janeiro.
O outro artigo aborda a solução criada para otimizar a distribuição de água. O sistema Smart Water enfatiza a importância do gerenciamento de pressão, implementação de medidores inteligentes e estratégias eficazes de controle de fluxo. A implantação de sensores de pressão alimentados por IoT permite monitoramento contínuo, facilitando a identificação de anomalias e melhorias estruturais.
Informações para imprensa:
LAM Comunicação
equipelam@lamcomunicacao.com