BRK está entre as marcas que mais investem em inovação no Brasil

Reconhecimento foi concedido pelo prêmio “Valor Inovação 2024”


A BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, está entre as marcas que mais investem em inovação no Brasil. Por mais um ano consecutivo, a companhia marcou presença no ranking “Valor Inovação 2024”, premiação que avalia a capacidade de renovação das organizações em quatro grandes blocos: planejamento, execução, resultados e reconhecimento.

Trata-se de um reconhecimento pelo desenvolvimento de projetos de alta eficiência no fornecimento de água e tratamento de esgoto nas regiões em que atuamos. Temos a inovação como um dos pilares do nosso trabalho e incorporado à cultura organizacional. Isso, aliás, é um dos nossos diferenciais, pois entendemos que inovação não é responsabilidade de uma área específica, mas algo que deve estar na essência do trabalho de todos os profissionais”, destaca Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, CEO da BRK.

A empresa segue em constante busca por inovações tecnológicas que promovem a eficiência operacional e adota as melhores práticas para otimizar seus processos. Entre as soluções fundamentais para o negócio da BRK, e que integram tecnologia de ponta, estão o uso de sensores inteligentes, IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial e análise de dados para monitoramento em tempo real da infraestrutura. Com isso, melhoram as ações de detecção precoce de vazamentos, manutenção preditiva e otimização de recursos.

Para a BRK, o avanço tecnológico desempenha papel fundamental no desenvolvimento e universalização do saneamento no Brasil. Por isso, busca cada vez mais tecnologias e inteligência de gestão para aperfeiçoar atuais processos e abrir caminho para demandas futuras. Com o uso da tecnologia, a empresa melhora a qualidade dos serviços prestados e promove a sustentabilidade no longo prazo.

Tecnologia e inovação no saneamento de Macaé

 Responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto de Macaé, a BRK tem na cidade diversas soluções tecnológicas implantadas na rotina operacional, que é monitorada 24h, por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), com acompanhamento em tempo real de parâmetros como consumo de energia, acionamento de bombas, pressão na rede, auxiliando na tomada de decisões estratégicas para a melhoria contínua do sistema.

A gestão dos equipamentos é realizada através de softwares como o IBM Máximo, plataforma baseada na nuvem que utiliza a análise de dados para melhorar o desempenho da manutenção, ampliar os ciclos de vida dos ativos e reduzir o tempo de inatividade e os custos operacionais. Já com o CRM Field, a concessionária integra o atendimento das demandas, otimizando o trabalho e atendendo os clientes com maior eficiência.

Nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), as tecnologias de tratamento são de nível terciário, englobando reatores UASB, que auxiliam na decomposição da matéria orgânica; seguido de biofiltros submersos e aerados para remoção do nitrogênio; sistema de desfosfatação para remoção do fósforo, com acompanhamento constante do laboratório de processo para garantir que os parâmetros de qualidade exigidos pelos órgãos competentes sejam cumpridos. “Para tornar nossa operação ainda mais eficiente e sustentável, também adotamos avançado sistema para reaproveitamento do efluente final, utilizando como água de reuso no hidrojateamento de rede para limpeza e desobstruções”, ressalta Renato Miranda, gerente Operacional da BRK em Macaé.

Comunicacao BRK Ambiental - Macae (comunicacaobrk_macae@brkambiental.com.br)    

 

Publicidade