Projeto Chalana de Pesquisas analisa dados das águas pantaneiras para melhorar a qualidade do meio ambiente

A Atiaia Renováveis está apoiando o Projeto Chalana de Pesquisas, da Fundação Ecotrópica, lançado nesta sexta-feira


A Atiaia Renováveis está apoiando o Projeto Chalana de Pesquisas, da Fundação Ecotrópica, lançado nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, no Pantanal. O programa tem como objetivo percorrer os Rios do Pantanal Mato-grossense e Sul Mato-grossense para melhorar, ampliar e fomentar as pesquisas científicas. 

Por meio de uma chalana, embarcação de grande porte comum na região, os pesquisadores navegam pelos rios para identificar, coletar, processar e analisar os dados das águas sem a necessidade de voltar para a terra firme, ou seja, é uma embarcação completa, em que é possível viver durante o período de trabalho de pesquisa. Além disso, economiza-se no deslocamento nessas regiões que são mais afastadas.  

A Atiaia tem como uma de suas premissas auxiliar as comunidades do entorno de seus empreendimentos e contribuir para o bem-estar da sociedade em geral. “Apoiar pesquisas científicas dos rios do Pantanal é mais do que um dever, é motivo de orgulho para a Atiaia. Descobrir cada vez mais sobre esse ecossistema brasileiro tão complexo e como melhorá-lo, assim como a vida das pessoas que ali vivem, é uma missão que temos imenso orgulho em cumprir”, afirma Ligia Guedes, Gerente de Meio Ambiente na Atiaia Renováveis.  

O projeto pertence a Fundação Ecotrópica (Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos), uma organização não governamental, sem fins lucrativos, instituída em Cuiabá (MT), que tem como missão contribuir para a conservação e preservação dos recursos naturais e a manutenção da qualidade de vida nos ecossistemas tropicais brasileiros. 

O lançamento do projeto acontece no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e tem por objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. A data foi criada em 1992 pela ONU e é uma oportunidade para refletir sobre a escassez da água e a necessidade de mudança de hábitos para preservar esse recurso tão importante para a vida no planeta Terra.

Cristian Buono (cristian.buono@rpmacomunicacao.com.br)    

Publicidade