Obra carbono neutro no RN mostra caminho para o setor de infraestrutura na construção civil
Assessoria de Imprensa -
Inspirando o setor de infraestrutura na construção civil
À medida que o setor de construção civil avança em práticas sustentáveis, as obras de infraestrutura ainda enfrentam o desafio de reduzir suas emissões de carbono. No Rio Grande do Norte, um projeto recente demonstra como é possível implementar estratégias de descarbonização em larga escala, servindo como exemplo para todo o país.
O projeto está sendo realizado pela construtora SEEL Engenharia, em obra para a empresa ENGIE, grupo que é referência em sustentabilidade. A companhia adotou medidas concretas para minimizar o impacto ambiental dessa execução, mostrando que a sustentabilidade pode e deve ser parte integrante das obras de infraestrutura. A substituição de combustíveis fósseis por etanol nos veículos e a instalação de placas solares para fornecer energia limpa são algumas das ações implementadas. Além disso, haverá a compensação das emissões restantes por meio de um projeto de reflorestamento em Uruçuca, BA, reforçando o compromisso com a neutralidade de carbono.
Maria Luiza Garuti, gestora de ESG da SEEL Engenharia, destaca a importância de quantificar as emissões para uma estratégia eficaz de redução. “A identificação das fontes de emissão é o primeiro passo para qualquer iniciativa de descarbonização. Só assim é possível planejar ações que realmente façam a diferença”, explica.